13/10/2014 às 13h10min - Atualizada em 13/10/2014 às 13h10min

Votorantim reconhecerá projetos desenvolvidos por profissionais de empresas do Grupo

Prêmio Talento em Sustentabilidade visa valorizar melhores iniciativas sobre Água, Inovação e Protagonismo Social

Texto e foto: Assessoria de Imprensa
Texto e foto: Assessoria de Imprensa

O Grupo Votorantim deu início ao “Prêmio Talento em Sustentabilidade 2014”. Este ano, foram trabalhados três temas principais: Água, Inovação e Protagonismo Social, assuntos que são desafios e deverão gerar soluções inovadoras para que a empresa possa agregar cada vez mais valores sustentáveis para os negócios.

O Prêmio Talento em Sustentabilidade é uma iniciativa do Grupo Votorantim para promover e estimular a conscientização e mobilização ambiental nos profissionais das empresas. A ideia principal é fazer com que os empregados criem projetos que possam ampliar a participação da organização em questões que melhorem a vida da comunidade e contribuam para que os processos produtivos de todas as unidades fabris sejam cada vez menos impactantes ao meio ambiente.

Neste ano, o Prêmio trouxe algumas mudanças: foi criado um Comitê liderado pela Gerência Geral de Sustentabilidade da Votorantim Industrial, que conta com o apoio do Instituto Votorantim e representantes de todas as empresas do Grupo. O objetivo é legitimar ainda mais o Prêmio e torná-lo um instrumento das Empresas. Outra mudança será a realização da etapa “Unidades” com a possibilidade de inscrição e reconhecimentos exclusivos das operações em cada município.

“Trabalhar essa temática com nossos profissionais é também envolver toda a comunidade no processo de construção de valores socioambientais, uma vez que a responsabilidade social e ambiental dentro das empresas impacta diretamente na vida das pessoas. Por meio da iniciativa,  estimulamos que o empregados tenham ideias inovadoras para nos auxiliar na construção de um mundo melhor dentro e fora das nossas unidades fabris”, destaca a gerente geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional e Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Votorantim Metais - CBA, Andressa Lamana.

O Prêmio Talento em Sustentabilidade acontece em três etapas. Em um primeiro momento, são divulgados os finalistas e vencedores de cada uma das Unidades operacionais das empresas da Votorantim Industrial. Os projetos vencedores da etapa “Unidades” competirão na etapa “Empresa” na qual serão avaliados dentro de cada um dos negócios. Por fim, os premiados da segunda etapa concorrem entre si e são avaliados por uma banca para eleger o melhor case em cada uma das categorias, na etapa “Grupo”.

Além disso, os projetos também são avaliados pelos empregados do Grupo Votorantim, através de Voto Popular. As inscrições se encerraram no dia 05 de outubro e a avaliação final deverá acontecer no mês de dezembro, quando os vencedores participarão de uma reunião com os líderes da VID em São Paulo e receberão um troféu de reconhecimento.

Em 2013, projeto da Fábrica de Alumínio foi vencedor

Em 2013, quatro dos oito projetos que chegaram à final – inclusive o vencedor - foram da Unidade de Alumínio. Ao todo, foram inscritos 100 projetos, sendo 50 da Votorantim Metais – empresa do grupo com maior número de inscrições.

Denominado “Alucoque”, o projeto vencedor saiu da unidade de Alumínio. Ele foi desenvolvido por uma equipe de sete pessoas lideradas pela engenheira metalúrgica Bruna Godoi Meirelles. A proposta foi a de reduzir ou eliminar os aterros destinados ao armazenamento dos subprodutos gerados pela produção de alumínio primário (conhecido como Spend Pot Line ou, simplesmente, SPL), o que seria possível através do reaproveitamento do alucoque (resíduo da fabricação do alumínio), que passaria a ser utilizado como combustível em caldeiras nas plantas industriais da Votorantim Metais e como aditivo na fabricação de aço.

O Projeto Alucoque promoveu uma verdadeira inovação na Votorantim Metais. Além de estar alinhado com a meta da empresa para 2020, que é de reduzir ao máximo a geração de resíduos, a iniciativa ainda reduziu o consumo de fluorita, um tipo de mineral escasso nas indústrias siderúrgicas. Nesse projeto, a Votorantim Metais conseguiu enxergar uma solução sustentável com valor econômico e viabilidade técnica, o que garantiu o sucesso da ideia.

Sobre a Votorantim Metais

A Votorantim Metais é uma Empresa do Grupo Votorantim, um dos maiores conglomerados empresariais da América Latina. A Companhia possui dezessete (17) unidades: onze (11) no Brasil, quatro (4) nos Estados Unidos, uma (1) na China e uma (1) no Peru. A Empresa é a maior fabricante de níquel eletrolítico da América Latina,  líder no mercado brasileiro de alumínio e uma das cinco maiores produtoras de zinco do mundo. Esta sinergia reforça a posição da Companhia como segunda maior empresa brasileira de metais básicos, com faturamento de R$ 9,2 bilhões em 2012 e aproximadamente 10 mil funcionários


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.