O hidrômetro é a peça chave para o uso racional da água

Saneaqua alerta para a importância do hidrômetro no combate ao desperdício de água

Foto sobre "O hidrômetro é a peça chave para o uso racional da água"

O hidrômetro é um equipamento que registra o volume de água consumido em um imóvel conectado ao sistema de abastecimento. Ele é indispensável para que o cliente controle o volume de água utilizado e mantenha hábitos de consumo consciente, fundamentais para planejar o orçamento familiar e para a preservação do meio ambiente.

A Saneaqua, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Mairinque, explica como os hidrômetros funcionam e a importância destes equipamentos no combate ao desperdício e na identificação de vazamentos. A empresa realiza ao longo do ano o programa de atualização e modernização dos hidrômetros propondo substituições de acordo com os critérios técnicos de avaliação e tempo de uso dos equipamentos existentes.

A instalação do novo aparelho é gratuita, exceto nos casos em que a troca seja solicitada pelo cliente sem justificativas confirmadas pela concessionária, como um defeito comprovado, por exemplo, ou fora do cronograma de substituições previsto pela empresa.

Os hidrômetros seguem rigorosas normas técnicas de fabricação, têm avançada tecnologia e são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). O equipamento registra o consumo do imóvel em tempo real e é um grande aliado na luta contra o desperdício. A leitura dos hidrômetros é realizada mensalmente e a fatura é calculada com base no volume consumido ao longo do mês. O valor da fatura é o resultado da diferença entre a leitura atual e a que foi registrada na fatura do mês anterior.

“Além de ser muito importante para que os clientes conheçam o seu consumo e possam fazer o controle de sua economia doméstica, o hidrômetro também tem uma relevância social. A partir das medições dos aparelhos nos domicílios, a concessionária consegue mapear os hábitos da população, detectar excessos e perdas, propor campanhas de conscientização e projetar investimentos futuros no sistema de abastecimento”, explica Luciana Barros, responsável pela área comercial da Saneaqua.

O hidrômetro mede apenas o volume de água utilizado, mas o equipamento pode ajudar a evidenciar vazamentos nas instalações hidráulicas internas, que não eram percebidos anteriormente.

“Na maioria dos casos, um eventual aumento no consumo pode ser atribuído a vazamentos nas instalações hidráulicas internas. Esses vazamentos podem estar ocultos dentro das paredes do imóvel, o que dificulta sua identificação. Existem ainda outras possibilidades no aumento do consumo, como a elevação da temperatura em meses mais quentes, visitas de parentes ou amigos, ou ainda outras mudanças de hábitos de consumo. O ideal é que o cliente monitore seu consumo regularmente pelo hidrômetro, assegurando o valor correto e justo, compatível com o uso ao longo do mês”, orienta Luciana.

A concessionária garante a qualidade dos medidores instalados na cidade. Já o cuidado com o aparelho contra danos e roubos é responsabilidade do cliente, que responderá pelas despesas sempre que ficar demonstrada a falta de proteção e guarda do equipamento. Além disso, furtos ou adulteração no hidrômetro podem levar a multas e até outras penalidades.

Outra dúvida comum é sobre o uso dos eliminadores de ar, equipamentos comercializados que prometem reduzir a conta de água, supostamente eliminando ou bloqueando o ar existente na rede de abastecimento de água. Não há no mercado nenhum equipamento com essa finalidade que tenha eficácia comprovada. A instalação destes aparelhos pode, inclusive, prejudicar a vazão e a pressão da água distribuída, além de possibilitar a entrada de agentes contaminantes no sistema de abastecimento.

Em caso de dúvidas, a Saneaqua mantém o seu canal gratuito de atendimento, o 0800 771 0001, que está disponível 24 horas. Nesse momento, a concessionária incentiva seus clientes a priorizarem o uso dos canais digitais, e o atendimento está disponível no e-mail (sac-mairinque@saneaqua.com.br), na página da concessionária no Facebook (facebook.com/saneaqua) e pelo chat disponível no site www.saneaqua.com.br.

 

 

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.