18/09/2020 às 12h45min - Atualizada em 18/09/2020 às 12h11min

Boa saúde mental para um trânsito mais seguro

Semana Nacional do Trânsito

- Foto: Reprodução / Min. Justiça e Segurança Pública

A Semana Nacional do Trânsito, que acontece de 18 a 25 de setembro, nos propõe uma série de reflexões sobre as nossas atitudes em relação à forma como conduzimos os veículos pelas principais vias e estradas. Esta é uma semana para despertar o senso de responsabilidade  em  nossos motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Todos temos igual importância no trânsito.  

Em tempos de pandemia, tentamos nos ajustar ao que chamamos de “novo normal” e esta mudança de hábitos pode afetar intensamente o nosso comportamento no trânsito. O excesso de preocupações, relacionado com a incerteza sobre o futuro, a mudança da rotina e o isolamento social permitem o surgimento da ansiedade e depressão em níveis intensos e perigosos.

Numa pesquisa divulgada em maio deste ano, a Associação Brasileira de Psiquiatria, 89,2% dos 400 médicos psiquiatras confirmou o agravamento das doenças mentais dos pacientes atendidos em quase todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Quando não acompanhada, a ansiedade pode se tornar um perigo constante no cotidiano das pessoas. Diversos especialistas médicos relatam a ausência de muitos pacientes dos consultórios, temerosos em contrair o novo coronavírus. O transtorno de ansiedade pode levar à irritabilidade e à direção perigosa e isto pode acarretar em acidentes de trânsito, muitos com consequências graves e fatalidades.

Segundo a Associação Brasileira de Tráfego (ABRAMET), a presença de doenças orgânicas nos motoristas é responsável por cerca de 12% dos acidentes de trânsito fatais, incluindo as doenças cardiovasculares e, inclusive, as doenças mentais.

O desânimo e a sensação de medo podem nos levar à falta de atenção e tal condição também nos remete aos acidentes de trânsito. O uso de medicamentos para tratamento da ansiedade e da depressão podem causar um efeito nocivo ao condutor: o sono. A ABRAMET estima que, em 2019, cerca de 20% dos acidentes esteve relacionado com o sono. Este dado alarmante representou uma das principais causas de mortalidade relacionada com os acidentes em todo o país.

Por isso, é fundamental cuidarmos da saúde mental, sobretudo nestes novos tempos que exigem o repensar e as novas atitudes para o cotidiano. Existem várias modalidades para combatermos o excesso de preocupação através de uma vida mais saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos.

Além da Semana Nacional do Trânsito, também é importante ressaltar o Setembro Amarelo, que nos alerta sobre a valorização da vida. Por isso, em tempos de tantas mudanças e tomadas de decisões, é fundamental buscar o equilíbrio emocional, através de atitudes saudáveis no dia a dia.

Como motoristas, não devemos jamais levar nossa carga de estresse para o trânsito. Pelo contrário, ao assumir a direção de um veículo devemos estar focados e atentos. Além de respeitar constantemente a legislação e normas de trânsito, devemos praticar incansavelmente a gentileza e a cordialidade, dando a oportunidade para que todos cheguem ao seu destino com segurança, tranquilidade e paz.

 Marcelo Okamura é coordenador médico de Atendimento Pré-hospitalar da CCR ViaOeste e CCR RodoAnel.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.