18/09/2020 às 14h30min - Atualizada em 18/09/2020 às 11h05min

Confira a mensagem e Programação da Paroquia de São Roque

Retomada gradual das Missas presenciais na Igreja Matriz São Roque

Nesta semana, iniciamos a retomada gradual das Missas presenciais na Igreja Matriz São Roque. Em um primeiro momento, estão participando conosco os Ministros e Catequistas da nossa Paróquia; a partir do dia 23, os fiéis em geral. Portanto, leia com atenção a esta 26ª mensagem da série “Lições da Covid-19” redigida semanalmente pelo nosso Pároco Pe. Daniel Balzan, bem como às orientações para participação. Que Deus nos abençoe e proteja!

LIÇÕES DA COVID-19 (26)

Quão amável é vossa casa, ó Senhor!

Entramos no mês de Setembro, mês da Bíblia. Por isso eu quero começar a partilha de hoje com o Salmista: “Como são amáveis tuas moradas, Senhor dos exércitos! Minha alma desfalece e suspira pelos átrios do Senhor!” (Sl 84,2-3).

Assim canta o Salmista por ocasião de sua ida ao Templo, centro da cidade de Jerusalém. O autor bíblico sabe que a casa de Deus é a casa do povo. Ao entrar no recinto, o peregrino se sente livre e à vontade, como os pássaros que aí voam e fazem seus ninhos! Com essas mesmas palavras, quero preparar a volta à Casa do Senhor, nossa casa Matriz, forçosamente fechada durante tanto tempo!

Diversos são os cânticos que os peregrinos cantavam por ocasião de sua ida ao Templo, (Sl 46, 48, 76, 84, 87 e 122). São os assim chamados “Salmos de Sião” ou “Salmos de Subida”. E em todos eles o peregrino fala da alegria que a visita proporciona. Não se tratava simplesmente da alegria em visitar o Santuário e suas obras de arte, porém, do júbilo de estar na casa do Senhor e gozar de sua presença! Nestes Salmos, a cidade de Jerusalém acumula títulos brilhantes que salientam o Templo como “Residência do Grande Rei” e lugar que o Senhor escolheu para o “Descanso”!

O encontro com o Deus da Aliança torna feliz quem exerce alguma função no Templo e também aqueles que se dirigem a ele, fazendo longas romarias. Esse buscar a Deus reanima os corações e faz a terra produzir vida nova. O Salmista, ainda, reza: “Sim, mais vale um dia em teus átrios, do que milhares em minha casa. Prefiro o umbral da casa de Deus do que habitar na tenda dos injustos” (84,11). É no recinto do Senhor que a alma busca descanso e se refaz para continuar na labuta do dia a dia.

Estamos para iniciar as Celebrações da Santa Missa com a presença restrita de pessoas. Salienta-se que a mesma continuará sendo transmitida via redes sociais; e lembramos a todos que a dispensa do preceito dominical continua valendo enquanto perdura a pandemia. Lembramos ainda que a participação pelas redes sociais, nas circunstâncias atuais, é testemunho de comunhão entre nós.

Certamente, todos nós estamos com saudade da “Casa do Senhor”, pois ela também é nossa casa e nela a família paroquial tem costume de se encontrar. É a casa do nosso “Descanso” Dominical! E o Salmista tem razão em dizer: “Sim, mais vale um dia em teus átrios, do que milhares em minha casa”! Por isso, prepare a sua ida e lembre-se que, desta vez, você tem que se preparar com mais cautela. O Senhor da Vida não quer que sua Casa seja foco de doença e contaminação. Leia com atenção as orientações da Equipe da Acolhida.

Outra coisa, você não é o único que quer ir a esta Casa. Não pense somente no seu bem e vantagem pessoal. Há outros que, como você, desejam participar das Missas presenciais. Acolha com educação as orientações encaminhadas pela Paróquia e colabore para que a Pandemia não seja mais pesada ainda.

“Alegres vamos à casa do Pai; e na alegria a cantar seu louvor. Em sua casa, somos felizes, participamos da ceia do amor.” 

Pe. Daniel Balzan – Pároco

 

ORIENTAÇÕES PARA A RETOMADA GRADUAL DAS MISSAS PRESENCIAIS

Missas presenciais às Quartas-feiras (19h00) e aos Domingos (09h00 e 19h00); Inscrição semanal por meio da Secretaria Paroquial pelo telefone 4712-2377 (2ª a 6ª feira, das 09h00 às 12h00, das 13h00 às 17h30); O número de participantes foi reduzido conforme normas estabelecidas pela vigilância sanitária; Crianças (com suas mães), como também pessoas consideradas do grupo de risco (idosos, portadores de doenças crônicas, etc) ainda devem permanecer em casa; Ao adentrar a Igreja, ocupe tão somente os lugares reservados; Uso obrigatório de máscara durante toda a Santa Missa, sendo permitido retirá-la apenas para o momento da Comunhão; A Comunhão será distribuída nos bancos e recebida nas mãos dos fiéis; A Capela do Santíssimo e a Sacristia estão temporariamente fechadas para o acesso dos fiéis; Não haverá Coleta durante a Santa Missa; a sua oferta espontânea poderá ser depositada nos cofres da Matriz no início ou no final da Celebração; As Missas continuarão sendo transmitidas pelas redes sociais.

Importante: Se você estiver com algum sintoma, suspeita ou confirmação de Covid-19, fique em casa! É um cuidado com a sua saúde e do próximo!

PROGRAMAÇÃO DE MISSAS (Retomada Gradual): Dia 20: Domingo, às 09h00 e 19h00 (2ª Missa da Novena Mensal do Divino); Dia 23: Quarta-feira, às 19h00.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.