28/08/2020 às 13h48min - Atualizada em 28/08/2020 às 18h37min

Família quer esclarecimentos sobre morte de jovem na Santa Casa

Nicole Ferreira da Silva faleceu nesta quinta-feira (27) e família acredita que possa ter ocorrido erro médico

Familiares de Nicole Ferreira da Silva, falecida nesta quinta-feira (27), na Santa Casa de São Roque, pedem esclarecimentos sobre a morte da moça de apenas 20 anos, acreditando que ela tenha sido vítima de um erro médico.

Segundo a sogra de Nicole, Helen Cristina dos Santos, a garota passou a sentir fortes dores abdominais na última semana e chegou a procurar a irmandade em diversas situações diferentes, sempre recebendo algum medicamento e sendo enviada de volta para casa. No dia 23 de agosto as dores aumentaram ainda mais e, quando procurou o hospital novamente  foi internada para a realização de exames.

Num primeiro momento, o diagnóstico havia sido de acúmulo de fezes no abdômen, mas posteriormente o quadro foi caracterizado como apendicite.

Uma cirurgia foi marcada, porém como apenas um raio X havia sido feito para se constatar a suposta enfermidade, a família teria solicitado a realização de um ultrassom para a irmandade, porém o exame teria sido negado devido à situação de pandemia.

A cirurgia foi realizada na manhã desta quinta-feira (27), e Helen conta que, após o procedimento eles foram informados de que tudo havia corrido bem, que a moça iria se recuperar da cirurgia e que poderia ser visitada posteriormente. Entretanto, a família foi surpreendida quando outro médico lhes contou que, em meio a cirurgia, foi descoberto que Nicole não tinha apendicite e que tudo estaria bem.

Os familiares voltaram para casa durante a manhã para aguardar a recuperação de Nicole, mas infelizmente por volta das 15h, quando o namorado  foi ao hospital para saber notícias,  foi informado que ela havia  falecido.

A notícia da morte de Nicole devastou a família e as pessoas próximas da jovem, procuraram a Polícia para tentar descobrir o que causou a morte repentina de uma menina de 20 anos que sempre teve boa saúde.  Helen nos contou que  Nicole perdeu os pais muito cedo e vivia com os avós maternos, sendo que estava namorando o seu filho há cerca de um ano e havia se tornado muito próxima dela.

Revoltada com a situação, ela diz que diante de tantos diagnósticos imprecisos e um procedimento aparentemente feito sem necessidade, a família agora pede por justiça e uma explicação sobre o que matou Nicole. Situação que se tornou ainda mais complicada quando o hospital teria se recusado a liberar o corpo  por suspeita de covid-19 e pela equipe médica ter informado nos documentos sobre a morte da moça a suspeita de envenenamento.

Agora a família busca esclarecimentos e desconfia que além do erro médico que desencadeou uma cirurgia desnecessária, algum equívoco pode ter sido cometido durante o procedimento e que poderia ter causado o falecimento da jovem.

“Estamos falando de uma vida humana, não de um bicho. Nada vai trazer a vida dela de volta, mas queremos Justiça para ela e que os responsáveis por esta situação respondam pelo caso”, comentou ao Jornal da Economia.

Santa Casa fala sobre o caso

Questionada sobre o caso, a Santa Casa informou que Nicole deu entrada no Pronto Atendimento com queixa de dor abdominal intensa, febre e vômito. Foi atendida pela equipe de plantão, medicada e permaneceu em observação. A equipe médica, após avaliação, decidiu por fazer a intervenção cirúrgica de urgência e  após o procedimento, permaneceu monitorada. Por volta das 13 horas, o quadro de saúde dela se agravou evoluindo rapidamente para óbito.

“Tendo em vista a evolução atípica do quadro de saúde, a equipe médica suscitou algumas hipóteses para a causa do óbito. A administração do hospital e equipe médica que assistiu a paciente entrou em contato com a Delegacia de Polícia para solicitar a realização de um exame necroscópico/toxicológico com o objetivo de investigar a causa da morte. A iniciativa do hospital está registrada no Boletim de Ocorrência”, afirmou a irmandade.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Sorocaba, por volta das 11h desta quinta-feira, após o hospital receber o resultado negativo do exame de Covid-19. A Santa Casa informou também que todas as informações foram prestadas aos familiares.

Caso de polícia

No boletim lavrado pelo namorado de Nicole sobre o caso na Delegacia de São Roque, conta que em contato entre as autoridades policiais e os médicos da irmandade foi informado a suspeita de que Nicole tenha sido envenenada. Os profissionais da irmandade enviaram uma carta detalhando a situação envolvendo a causa da morte da jovem e que está em poder das autoridades, que esperam agora o resultado do exame necroscópico que atestará qual a causa da morte de Nicole.

Com o resultado em mãos, será aberto um inquérito sobre o caso e as autoridades devem ouvir familiares da moça e os médicos envolvidos no ocorrido.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.