23/07/2020 às 19h33min - Atualizada em 23/07/2020 às 19h38min

Prefeitura de São Roque adia live e aguarda classificação da região no Plano São Paulo

Live fica para a sexta-feira

- Fotos: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa

A Prefeitura de São Roque não realizou a sua live de quinta-feira (23) para que possa aguardar o pronunciamento do Governo Estadual, nesta sexta-feira (24) sobre as últimas atualizações relativas a retomada econômica prevista no Plano São Paulo. Deste modo, a live da Prefeitura de São Roque será realizada nesta sexta-feira (24) as 18h.

O último adiamento da live de atualização sobre o combate ao coronavírus realizado numa quinta-feira foi no dia 10 deste mês, quando a cidade se encontrava na faixa vermelha (fase 1) do Plano São Paulo, época em que o governo municipal optou por esperar o pronunciamento estadual no dia 11, quando toda a região voltou a faixa laranja (fase 2), mesma fase em que se encontra agora.

A Prefeitura de São Roque nunca escondeu que espera que a cidade possa avançar para a fase 3 do plano de retomada econômica do Governo do Estado, que permite a abertura dos comércios por seis horas e também a volta de operação com restrições de salões de beleza, barbearias e restaurantes, demandas que se intensificam na cidade por parte dos empresários responsáveis por estes setores.

O Prefeito Cláudio Góes já informou em diversas ocasiões que o município tem índices de combate ao coronavírus suficientes para operar nesta fase de flexibilização, mas como a retomada ocorre por região, os dados das outras cidades também devem contribuir com índices positivos, o que vem ocorrendo de acordo com as médias apresentadas até aqui.

Segundo os últimos dados divulgados pelo Governo Estadual a região de Sorocaba (da qual São Roque faz parte) encontra-se com bons índices em três dos cinco itens que são avaliados pelo governo paulista. A cidade conta com classificação amarela em variação de óbitos e verde em variação de casos e leitos de covid (100 mil hab), somente estando com classificação laranja nos quesitos variação de internações e ocupação de leitos de UTI, dois fatores que precisam melhorar para que a região vá para a fase 3 (bandeira amarela) do Plano São Paulo.

Embora a queda da taxa de ocupação de leitos de UTI para níveis abaixo de 70% seja uma tarefa mais complexa, já que os últimos índices mostram uma taxa de 74%, a boa notícia é que a região está muito perto de conseguir a classificação amarela na variação de internações, precisando cair apenas 0.5 pontos segundo os últimos dados (1.05).

Se isso se concretizar a região passa a ter boas chances de migrar para a fase amarela nesta sexta-feira, pois mesmo que a taxa de leitos de UTI seja um dos fatores de maior peso dentro da classificação do governo, uma boa taxa nos demais índices pode impulsionar São Roque e toda a região para uma maior flexibilização, o que poderia ocorrer já na segunda-feira (27).

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.