22/07/2020 às 16h35min - Atualizada em 22/07/2020 às 17h56min

Prefeitura de São Roque devolve respiradores ao Hospital São Francisco

Devolução ocorre após a implantação de 10 leitos de UTI para tratamento de coronavírus

A Prefeitura Municipal de São Roque entregou nesta quarta-feira (22), os cinco respiradores e equipamentos de UTI requisitados do Hospital São Francisco. Os cinco aparelhos foram requisitados no dia 28 de março, dando início a uma batalha judicial entre prefeitura e hospital pela posse dos produtos. A administração municipal havia passado por decisões desfavoráveis, proferidas pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, que determinava a devolução dos equipamentos/aparelhos. Entretanto, com a decisão do STF, os aparelhos foram mantidos sob os cuidados da Santa Casa até a sua devolução.

A decisão de devolver os respiradores deu-se após a Prefeitura adquirir outros aparelhos do mesmo tipo e equipamentos usados para montar 10 leitos de UTI na ala especial para atendimento aos casos de COVID-19, localizada junto à Santa Casa. A nova estrutura chegou há cerca de um mês e conta também com 28 leitos de enfermaria (25 adultos, 2 pediátricos e 1 de estabilização) e 20 poltronas reclináveis de observação, além de uma equipe especializada, incluindo médico intensivista.

O prefeito Claudio Góes explica que a requisição aconteceu no fim de março e que, na época se fez necessária diante das dificuldades de encontrar aparelhos de UTI para comprar ou locar, principalmente ventiladores pulmonares. Os do São Francisco não estavam sendo utilizados. "Neste período muitas vidas foram salvas, sendo que 51 pacientes graves precisaram ser entubados", comenta.

"A Administração Municipal esclarece a inviabilidade de ficar com os cinco respiradores neste momento, pois demandaria outras estruturas, inclusive de pessoal. Destaca ainda que, na hipótese de ocupação dos 10 leitos da Santa Casa será utilizado o sistema de retaguarda estadual ou comprados serviços de leitos privados (Atualmente é mais acessível. Na época a Prefeitura tentou, mas sem sucesso)", informou a prefeitura.

De acordo com a administração municipal, na última semana o Departamento Jurídico acionou representantes do HSF para tratar do processo da devolução voluntária e todo o equipamento foi revisado antes da entrega. A Prefeitura de São Roque vai indenizar o HSF pela utilização do equipamento.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.