26/09/2014 às 11h14min - Atualizada em 26/09/2014 às 11h14min

São-roquense de 100 anos é homenageada pela Câmara dos Vereadores

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Assessoria de Imprensa

A são-roquense Olívia Garcia Brossa foi homenageada pela Câmara Municipal de São Roque, durante a 31º Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira, dia 22. A Monção de Congratulações a esta senhora, que completou 100 anos no dia 20 de setembro, foi de autoria do Vereador Alfredo Estrada, que se mostrou muito satisfeito com em poder prestar a homenagem a cidadã, que compareceu ao evento na companhia de familiares.

“Dentre todos os meus anos como vereador, um dos projetos que mais me deu alegria, foi o de prestar esta homenagem a Dona Olívia”, comentou Estrada. Durante a homenagem, que culminou com a entrega do Certificado de Congratulações, uma crônica sobre a cidadã foi lida para os presentes e um vídeo que mostrava a sua vida também foi exibido.

“É uma grande alegria homenagear e conhecer um pouco mais sobre uma cidadã cuja vida se mescla com a própria história de São Roque”, afirmou o Presidente da Câmara Rafael Marreiro.

Após a entrega do certificado, os presentes cantaram parabéns para a homenageada que, profundamente emocionada, agradeceu o gesto. “Muito obrigada por esta homenagem tão bonita”, comentou Dona Olivia a todos.

Biografia – Dedicação a São Roque

Uma mulher simples nascida em 20 de setembro de 1914, na Rua Rui Barbosa, nº. 130. Desta casa viu São Roque se modificar. As ruas eram de chão batido, as vinhas do Sr. Antônio Revílio chegavam até a Rua Rui Barbosa, o vinho frisante era fabricado atrás de sua casa e o Grupo Escolar funcionava nos fundos do Jornal O Democrata, sob as ordens da professora Brasiliana. Viu a chegada do progresso com a construção da Brasital, onde trabalhou desde os 12 anos. Ouviu do primeiro ao último apito da fábrica. Mas também ouviu o sonoro apito que ecoou emocionadamente por toda a cidade com a sua reabertura, agora como CEC Brasital.

Começou uma nova jornada, casada com Carlos Brossa, conhecido como Joanim, passaram a trabalhar juntos em estabelecimento próprio, a alfaiataria na rua Marechal Deodoro, nº 160, onde é a casa que vive atualmente. Desta casa viu São Roque passar pela janela, as procissões, a banda e  a chegada de Luís Carlos Prestes, o patrono do socialismo brasileiro.

Também viu a partida dos pracinhas rumo à Revolução Constitucionalista de 1932. Na Igreja de São Benedito reunia-se com as mulheres, onde cerziam uniformes, meias de lã e as boinas para os combatentes, onde bordavam mensagens para encorajá-los.

Trabalhou por vários anos no Clube de Mães dando amparo às mães desassistidas. Atuou como catequista, depois como filha de Maria e ativa participante do ainda jovem Movimento Carismático, levou a palavra de Deus e conforto aos doentes e desamparados.

Em 1967, com o falecimento de seu marido continuou a sua jornada dedicando-se a família. Vieram os netos e bisnetos e a vida neste movimento de maré que leva e também traz, levou as tristezas e trouxe as alegrias. Olívia Garcia Brossa teve uma vida tecida com muita dignidade, fortaleza e um imenso amor por São Roque.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.