18/09/2014 às 18h08min - Atualizada em 18/09/2014 às 18h08min

Famílias invasoras de Conjunto Habitacional pedem ajuda a vereadores

Da Redação: Rafael Barbosa - Da Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Da Foto: Rafael Barbosa

Membros das famílias que invadiram o Conjunto Habitacional Lago dos Patos compareceram a 30° Sessão Ordinária, realizada na Câmara Municipal de São Roque, para pedir ajuda aos vereadores da cidade.

Márcia Elizabeth, uma das representantes dos moradores, falou aos presentes durante o intervalo da sessão sobre os motivos da invasão e atual situação dos que residem no conjunto.  “O motivo da nossa invasão, não é para tomar o que é dos outros ou para tirar nada de ninguém e sim para reivindicar”, afirmou ao falar sobre a situação precária das famílias que atualmente residem no local.

Segundo Márcia, o conjunto encontrava-se abandonado e isto foi o que motivou a invasão, pois mesmo que as casas tenham sofrido depredação e não se encontrem em um estado que permita a moradia, elas ainda são melhores que as antigas habitações de algumas pessoas. “Na situação que alguns de nós morávamos, com barracos caindo, aquelas casas estão sendo um luxo”, diz.

“Nós reivindicamos que o Prefeito olhe para o povo humilde, olhe para as crianças carentes”, afirmou ao acusar as creches e postos de saúde da região de não receberem as crianças pertencentes às famílias invasoras. “Nós não somos bicho, somos seres humanos”, completa ao afirmar que muitas familias não tinham para onde ir até chegarem ao conjunto e que não terão destino se forem tiradas de lá.

Os vereadores já vinham se mostrando preocupados com a situação das famílias do Largo dos Patos e muitos legisladores demonstraram suspeitas de que estas pessoas estivessem sendo utilizadas como massa de manobra política. Porém, independente das causas, a conseqüência das invasões se mostrou um assunto mais imediato e que vinha sendo discutido durante as últimas sessões da câmara. O vereador Toco chegou a manifestar o desejo de que seja criada uma comissão destinada a acompanhar o processo de reintegração de posse do local. “Não importa da onde estas pessoas são, elas são um problema do município agora” afirmou o vereador Gustavo Issa ao concordar com o pedido do vereador.

Infelizmente nem todos os legisladores foram bem recebidos pelos membros do conjunto. Enquanto instruía Márcia Elizabeth, o Vereador Zé Dentista chegou a ser insultado por uma das moradoras do local, acusando-o de ser contra as famílias do conjunto. O fato foi negado veementemente pelo vereador.

A Prefeitura de São Roque afirma não ter conhecimento sobre os possíveis não atendimentos de crianças pertencentes as famílias dos moradores. A administração do município relatou que nunca recebeu qualquer queixa desta natureza dos moradores do local e que ao serem retirados do conjunto, as famílias que não tiverem para onde ir serão encaminhadas para um “alojamento público”, num local que será definido junto ao Juiz da cidade.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.