O PROCON de São Roque divulgou no início desta semana, o relatório anual com todas as reclamações fundamentadas dos consumidores formalizadas no período de março de 2012, até março deste ano, uma vez que por imposição do artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) e artigo 58, inciso II do Decreto n.º 2.181/97, o PROCON deve divulgar anualmente tal relatório.
Esta norma é essencial para registrar e divulgar a todos os consumidores as informações constantes deste Órgão, suma vez que havendo abertura de reclamação, sendo constatado dano ao consumidor, a mesma é incluída no Cadastro das Reclamações Fundamentadas. O Cadastro inclui reclamações atendidas e não atendidas, ou seja, as atendidas se referem aos casos em que ocorreu acordo entre o consumidor e o fornecedor, sendo que nos casos das não atendidas, houve a violação das normas ou princípios do Código de Defesa do Consumidor.
Segundo o coordenador do órgão municipal, Sr. André destaca-se o fato, que de maneira positiva, muitos dos casos são solucionados antes mesmo de gerarem reclamações formais, tendo em vista que tais casos, não se incluem no relatório das reclamações fundamentadas, explica André.
Conforme o já noticiado, durante todo o mês de março, com a parceria entre a Prefeitura de São Roque e o PROCON, foram publicadas uma série de informações e dicas de como o consumidor poderia agir diante a compra de um produto ou aquisição de um serviço, sendo que tais medidas só vêm a acrescentar ao fato de que a atual administração municipal se preocupa com a parte mais fraca da relação consumerista. "Temos que cuidar e colaborar para que os consumidores tenham seus direitos respeitados. Já estamos elaborando uma forma de além da divulgação completa anual, fazer uma trimestral, mostrando os resultados e deixando a população a par das ações do PROCON", destacou o Prefeito Daniel de Oliveira Costa.
O relatório anual poderá ser observado abaixo. É possível verificar o grande número de atendimentos das mais diversas espécies, todos com total acompanhamento e grande êxito. Vale lembrar que o PROCON de São Roque fica na Rua Pedro Vaz, no número 146, no centro da cidade e funciona de segunda à sexta-feira, das 10 às 16h.
RELATÓRIO ANUAL DAS RECLAMAÇÕES FUNDAMENTADAS (PERÍODO 03/2012 À 03/2013)
Posição
Fornecedor
Nome/Fantasia
CGC/CNPJ
Reclamações Não Atendidas
Reclamações Atendidas
Total
1ª
CLARO S/A
CLARO
40.432.544/0001-47
1
6
7
2ª
BV FINANCEIRA S.A CRÉDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO
01.149.953/0001-89
7
0
7
3ª
BANCO SANTANDER S.A
90.400.888/0001-42
3
3
6
4ª
MAGAZINE LUIZA
47.960.950/0141-81
1
3
4
5ª
TELEFONICA BRASIL S.A.
VIVO
02.558.157/0001-62
1
1
2
6ª
SAMSUNG ELETRONICA DA AMAZONIA LTDA
00.280.273/0002-18
1
2
3
7ª
ITAÚ UNIBANCO
61.557.039/0001-07
2
0
2
8ª
ARTHUR LUDGREN TECIDOS S/A
PERNAMBUCANAS
61.099.834/0368-96
2
0
2
9ª
BANCO CRUZEIRO DO SUL S/A
62.136.254/0001-99
1
0
1
10ª
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
00.360.305/0001-04
0
1
1
RELATÓRIO ESTATÍSTICO DE PROBLEMAS MAIS RECLAMADOS (PERÍODO 03/2012 À 03/2013)
DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
QUANTIDADE
COBRANÇA INDEVIDA/ABUSIVA
236
GARANTIA (ABRANGÊNCIA, COBERTURA, ETC.)
216
COBRANÇA INDEVIDA
190
PRODUTO ENTREGUE COM DANOS/DEFEITOS
155
NÃO ENTREGA/DEMORA NA ENTREGA DO PRODUTO
111
SERVIÇO NÃO FORNECIDO (ENTREGA/INSTALAÇÃO/NÃO CUMPRIMENTO DA OFERTA/CONTRATO)
108
DÚVIDA SOBRE COBRANÇA/REAJUSTE/CONTRATO/ORÇAMENTO
84
CONTRATO – RESCISÃO/ALTERAÇÃO UNILATERAL
64
CALCULO DE PRESTAÇÃO EM ATRASO
63
CONSUMIDOR NEGATIVADO INDEVIDAMENTE NOS SERVIÇOS DE PROTEÇÃO AO CRÉDITO
54
SERVIÇO NÃO CONCLUÍDO/FORNECIMENTO PARCIAL
44
COBRANÇA DE VALOR QUANDO O PRODUTO É DEVOLVIDO (COBRANÇA INDEVIDA)
44
FALHA BANCARIA EM TRANSAÇÕES ELETRÔNICA (TRANSFERÊNCIAS INDEVIDAS, SAQUES INDEVIDOS)
43
CONTRATO (NÃO CUMPRIMENTO, ALTERAÇÃO, TRANSFERÊNCIA, IRREGULARIDADE, RESCISÃO, ETC.)
36
VÍCIO DE QUALIDADE (MAL EXECUTADO, INADEQUADO, IMPRÓPRIO)
34
DESISTÊNCIA DA COMPRA (CANCELAMENTO DE COMPRA)
31
VENDA/OFERTA/PUBLICIDADE ENGANOSA
29
ENVIO DE PRODUTO OU SERVIÇO SEM PREVIA SOLICITAÇÃO
28
CONTRATO/PEDIDO/ORÇAMENTO(RESCISÃO,DESCUMPRIMENTO, ERRO, ETC.)
26
CALCULO DE ANTECIPAÇÃO DE PRESTAÇÃO
23