27/08/2014 às 09h06min - Atualizada em 27/08/2014 às 09h06min

Cinco dicas de como economizar dinheiro durante a sua viagem

Viajar é uma das melhores coisas que existem no mundo. Os passeios, as refeições e as compras são uma delícia. Mas, melhor que tudo isso é a experiência, as amizades e as boas recordações que trazemos para casa depois do passeio. De acordo com um levantamento realizado por uma agência de viagens online Dudi, 88% dos brasileiros entrevistados costumam viajar a lazer com frequência.

Como uma viagem exige planejamento e requer um certo gasto, é comum se preparar com antecedência para poupar a grana que será levada. No entanto, quando chegamos ao destino, bate a ansiedade e a vontade de experimentar e adquirir um pouco de tudo. Selecionamos cinco dicas para você gastar com moderação e o melhor de tudo: sem deixar de curtir nada. Confira

1. Aproveite os cupons de desconto para turistas

Vários sites e aplicativos oferecem cupons de desconto para o turista que quer comprar mais barato no exterior. O uso é bastante simples e basta o consumidor acessar os sites de cupons de desconto e, na hora de visitar a loja que promete a oferta, fornecer o código do bilhete.

Apesar de os descontos parecerem pequenos: 10% cá, 20% lá… Na hora de somar tudo, faz muita diferença! Alguns cupons de desconto servem apenas para compras online, o que barateia ainda mais o produto, já que lojas virtuais costumam ser mais econômicas do que as físicas.

 

2. Não gaste tudo com comida

Escolha uma refeição ao dia para fazer em um restaurante, de preferência o jantar, quando você já está cansado de ter passeado o dia todo. Apesar de mais baratos, não é preciso frequentar os fast foods diariamente. Procure informar-se com pessoas que moram na cidade sobre lanchonetes, mercados e restaurantes que oferecem um preço bacana.

Nova York tem várias atrações e algumas cidades da Europa são famosíssimas pelos food trucks, recém-chegados e adorados pelos paulistanos. Que tal aproveitar a diversidade e comer cada dia uma coisa como um bom nova-iorquino? A variedade vai desde hot dog e donuts até comida japonesa!

 

3. Anote os gastos

Com os smartphones ficou ainda mais fácil fazer esse registro. Apesar de não parecer tão legal anotar todos os gastos, essa é uma prática muito útil (mesmo)! No fim do dia, você consegue ver tudo o que consumiu e faz um balanço. Além disso, é possível ver quais gastos foram desnecessários e onde é possível economizar.

 

4. Evite o cartão de crédito/débito ou use apenas em casos de emergência

Recentemente, o governo federal aumentou o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 0,38% para 6,28%. Ainda que o cartão de débito considere a cotação da moeda na data em que a compra foi feita, a taxação do IOF é a mesma do cartão de crédito.

O ideal é, se possível, usar o cartão apenas para emergências. Assim, você evita dor de cabeça ao se deparar com a conta no fim do mês. Lembre-se: cheques de viagem e cartões pré-pagos também sofreram com a mudança do Governo Federal, portanto, é preciso pensar duas vezes antes de fazer a escolha.

 

5. Usufrua dos aplicativos para smartphones

Práticos para quem viaja, os apps são ótimos e fundamentais para quem procura facilitar a vida durante a viagem. O Kayak, por exemplo, permite ao usuário procurar e reservar voos, aluguel de carro, hotéis e outros serviços, a um valor relativamente baixo. A versão para celular permite elaborar roteiros, configurar alertas sobre promoções e checar status de voo. Gratuito, está disponível para iOS, Android, Windows Phone e Kindle.

O Currency é essencial para quem costuma trocar dinheiro em casas de câmbio. Gratuito, ele fornece ao usuário as taxas de conversão de mais de 100 países para você ver qual delas oferece a troca mais proporcional. Está acessível para Android, iOS e webOS.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.