17/02/2020 às 16h59min - Atualizada em 17/02/2020 às 16h59min

Como aumentar a receita da empresa focando no bem-estar dos funcionários

Empresas que prezam pela qualidade de vida dos colaboradores tendem a aumentar a lucratividade.

Fontes: Forbes e Época Negócios Fotos: Pixabay

Muitas empresas entendem que o bem-estar dos funcionários é algo desejável, e não necessário. A realidade é bem diferente disso, pois se a empresa adiar as práticas de bem-estar da equipe, pode sofrer vários prejuízos.

Isso se dá porque o desempenho do funcionário é diretamente relacionado a sua qualidade de vida. Se a empresa cria uma cultura de bem-estar, os resultados são impulsionados, além de criar um quadro de funcionários mais engajados.

Além da segurança e saúde ocupacional do trabalhador, que é necessária em muitos cargos, a qualidade de vida do trabalhador envolve muitas questões subjetivas como emoções, clima do ambiente de trabalho e possibilidade de crescimento dentro da empresa.

 

 

Vantagens para a empresa em investir em qualidade de vida aos colaboradores

As empresas se preocupam cada vez mais com o bem-estar do funcionário por vários motivos, mas em geral por notarem que os resultados têm sido cada vez mais positivos. Um funcionário que trabalha bem em equipe, que esteja saudável e seja valorizado tem a tendência de aumentar sua produtividade.

Analisando também o contrário, um funcionário que não recebe valorização profissional, que não tem um ambiente favorável para trabalhar não pensará duas vezes ao pedir demissão. Isso ocorre muito em casos em que a empresa está prejudicando sua saúde ou desenvolvimento profissional.

A empresa ainda conta com vantagens como a atração de talentos, a redução da rotatividade no quadro de funcionários, além de contar com colaboradores mais engajados com os valores e missão da empresa, resultando assim em crescimento e lucro.

Dicas para melhorar o bem-estar dos funcionários

 

 

Focar na qualidade de vida dos colaboradores é uma realidade que soa bastante positiva para empresas do mundo todo. Entre as principais ações, elas focam em:

 

1. Oferecer intervalos de descanso

Conceder tempo de descanso é benéfico para a saúde e produtividade do funcionário, além de diminuir a ociosidade. Esse tempo é necessário para o funcionário organizar as ideias, reestabelecer a capacidade cognitiva e retornar ao trabalho com a mente descansada e produtiva.

 

2. Promover programas ou campanhas de incentivo

Estabelecer metas de produção pode gerar uma competição saudável entre a equipe. Além disso, busca resultados positivos para a empresa. Para incentivar mais ainda os colaboradores, ofereça premiações que valorizem quem se destacou pelo esforço, demonstrando que o comprometimento é uma característica essencial para o crescimento dentro da empresa.

3. Disponibilizar plano de saúde corporativo

O que pode ser um gasto para muitas empresas, para outras é um investimento. Vale saber que o preço do plano de saúde empresarial no Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros estados é uma realidade, inclusive, para microempresas. Oferecer um benefício deste tipo pode atrair mais talentos para sua empresa, por mostrar que se importa com a saúde do colaborador e seus dependentes. Além disso, tendo acesso ao sistema de saúde com facilidade, agrega na saúde do colaborador, que resulta na melhoria da produtividade.

 

4. Incentivar o funcionário a praticar atividades físicas

A atividade física, além de manter o corpo saudável, pode manter também a mente saudável. É um hábito muito importante e que pode ajudar a diluir os estresses do cotidiano corporativo. A empresa pode incentivar o funcionário criando campanhas, levando as atividades para dentro da empresa ou até fazendo parcerias com academias e outros centros de esporte para oferecer descontos e facilidades.

 

5. Oferecer cursos e treinamentos

Além de manter seu operacional sempre atualizado, mostra como a empresa investe em seus funcionários, trazendo cada vez mais conhecimento e motivação. Portanto, é um benefício tanto para as empresas quanto aos seus colaboradores.

Vale ressaltar que a empresa que investe em seu funcionário não cria um concorrente, mas sim um colaborador mais capacitado. Como resultado, a empresa consegue aumentar a sua produtividade, gerando mais renda.

Por: Andreia Silveira, editora no site PlanodeSaude.net.

Fontes: Forbes e Época Negócios.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.