06/08/2014 às 09h34min - Atualizada em 06/08/2014 às 09h34min

Inovagro deve impulsionar agronegócio brasileiro

Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Divulgação
Texto: Assessoria de Imprensa - Foto: Divulgação

Um novo incentivo do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento), em conjunto com instituições financeiras parceiras, deve melhorar a vida de quem integra o agronegócio brasileiro. Trata-se do Inovagro (Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária), que provê investimentos de até R$ 1 milhão para empreendedores rurais individuais e R$ 3 milhões para empresários coletivos, desde que seja no máximo dividido em três partes.

Segundo informações divulgadas pela instituição, o programa refere-se à incorporação de inovação tecnológica em propriedades rurais. Com o Inovagro,  por meio de tecnologia, espera-se que as unidades principais envolvidas em atividades de agronegócio brasileiro possam ampliar sua produtividade.

Outro ponto, inclui o incentivo a adoção de BPAs (Boas Práticas Agropecuárias), além da gestão de propriedade intelectual de seus produtos, bem como a inserção destes em diferentes nichos de mercado consumidor.

O aporte pode ser solicitado por produtores rurais, pessoas físicas, pessoas jurídicas e cooperativas. Entre os que podem ser beneficiados por meio do Inovagro, estão os interessados em adquirir, implantar e recuperar equipamentos e instalações que protejam cultivos relativos à fruticultura, floricultura, olericultura e cafeicultura.

 

Do software ao estábulo

O Inovagro também pode financiar programas de computadores para gestão, monitoramento ou automação, seja software financeiro, de compras, gestão de ativo fixo entre outros, essenciais para os trâmites administrativos. Com o programa também poderão ser contemplados investimentos em automação e adequação para pecuária de leite, avicultura, suinocultura, incluindo máquinas e equipamentos para o desenvolvimento dessas áreas.

Em complemento, estão cobertos pelos investimentos ações e serviços de agricultura de precisao, indústrias de fertilizantes e corretivos do solo. Além disso, os empreendedores que quiserem usar o financiamento para consultorias e capacitação técnica, além de aquisição de material genético para o crescimento de seu agronegócio, terão a chance de se inscrever e solicitar o benefício.

De acordo com o BNDES, o Inovagro contemplará também quaisquer assistência técnica para acompanhamento, implantação e execução do projeto, desde que esta se limite a 4% do valor total do financiamento.

 

Como participar?

Com taxa de juros de 4% ao ano, o programa será aplicado por meio das instituições financeiras credenciadas pelo BNDES, mesmo que este seja responsável por 100% do valor do projeto. Se os recursos forem destinados com exclusividade para olericultura, fluticultura, cafeicultura e floricultura, o BNDES pode avaliar a necessidade e dobrar o aporte.

O prazo para pagamento do investimento é de ate 10 anos, com carência de três anos. Todo o maquinário adquirido e bens que sejam objetos do financiamento também serão dados como itens de garantia em favorecimento da instituição financeira, até que a dívida seja paga. O prazo para solicitação do aporte vai até o dia 30 de junho de 2015. Por enquanto, somente um projeto no estado do Mato Grosso do Sul foi financiado, com a ajuda da Sicredi.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.