25/10/2019 às 16h23min - Atualizada em 28/10/2019 às 16h41min

A importância do aprendizado de línguas estrangeiras

Conhecimento destaca-se como um diferencial de grande relevância

- Foto: Reprodução / Internet

Vivemos em um mundo globalizado e marcado pelo desenvolvimento tecnológico e pela intensidade das relações culturais, comerciais, econômicas, políticas e sociais. Nesse contexto, o aprendizado de línguas estrangeiras destaca-se como um diferencial de grande relevância para todos que desejam estar preparados para enfrentar desafios e encontrar maneiras de promover seu crescimento pessoal e profissional em meio à globalização.

Estudantes, profissionais e a sociedade em geral estão cada vez mais conscientes de que o conhecimento básico ou o domínio de línguas estrangeiras como inglês, espanhol, entre outras, é fundamental para os relacionamentos interpessoais e, principalmente, para o acesso a cargos e remunerações melhores no atual mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente. Em algumas áreas, essencialmente nas empresas multinacionais, o segundo idioma não é mais uma opção, mas um pré-requisito na seleção dos candidatos para cargos específicos. 

Dominar um segundo idioma torna-se então um diferencial que amplia possibilidades e oportunidades de ingresso em novos patamares profissionais e acadêmicos, já que que as habilidades e competências relacionadas ao domínio de idiomas são amplamente reconhecidas e valorizadas. Isso sem contar que saber uma segunda língua é essencial para o desenvolvimento pessoal, para a comunicação em viagens, no contato com turistas, na interação com novas culturas e nas práticas de lazer, entretenimento, negócios e estudos.

Mariana Souza, coordenadora pedagógica na Planet Talk São Roque, afirma: “Muitas portas se abrem depois que aprendemos um segundo idioma. Temos aqui alunos que relataram como aprender inglês está fazendo diferença tanto na vida profissional, quanto pessoal, quer seja no Brasil ou no exterior”.

Desta forma, o incentivo e o estímulo para o aprendizado de idiomas devem ocorrer sempre e desde cedo, para que crianças e adolescentes tenham interesse e consciência da importância do estudo de línguas estrangeiras. Porém, deve-se ressaltar que nunca é tarde para se aprender idiomas, pois pessoas de todas as idades podem começar a estudar a língua de sua preferência.

O tempo de aprendizado varia de acordo com a dedicação aos estudos, à prática e as características pessoais dos estudantes, mas, para que os resultados sejam positivos, é fundamental que ocorra a imersão na língua estrangeira por meio de materiais específicos, metodologia adequada e orientação de profissionais qualificados. Além disso, o aprendizado pode ser complementado por meio do contato com jogos, músicas, filmes, materiais da Internet, em viagens e intercâmbios. 

Para aprender uma segunda língua, é necessário esforço, dedicação, concentração e perseverança, por isso, a dica que a coordenadora Mariana Souza dá é “não desistir diante das dificuldades e manter o foco em seus objetivos, pois falar um segundo idioma abre novas oportunidades para o seu sucesso profissional e crescimento pessoal”.

 

Confira o tabloide online clicando no link abaixo:

https://issuu.com/jeonline/docs/tabloide_educa__o_2019


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.