25/09/2019 às 20h50min - Atualizada em 25/09/2019 às 20h50min

Vírus no computador: saiba reconhecer se o seu PC foi infectado e veja o que fazer

Veja algumas características típicas de computadores infectados e saiba como eliminar as ameaças em sua máquina.

Assessoria de Imprensa Foto: Divulgação

Certamente, você ou alguém que você conhece já teve o computador infectado por algum tipo de vírus, não é mesmo? E a situação não é mero achismo não: em 2018, um em cada três computadores foi invadido por malwares no mundo.

 

Essas e outras ameaças virtuais realmente são um grande perigo para a navegação. E para e evitá-las, ter antivírus no notebook ou no computador e atualizá-los sempre são algumas das maneiras mais seguras de se manter conectado.

 

E, embora muitas pessoas não deem atenção para esses programas de defesa contra pessoas mal-intencionadas, os antivírus possuem um papel muito importante para a proteção do computador. Apesar disso, nem eles possuem uma eficiência de 100%, já que cada vez mais existem vírus mais fortes e capazes de passar por defesas. 

Como saber se o computador está com vírus?

Quando vemos alguma coisa diferente em nosso computador, muitas vezes acabamos pensando que é algum vírus. Mas será que existe alguma forma de saber se, de fato, é uma ameaça? Afinal, a máquina pode apenas estar velha ou com algum sistema comprometido.

 

Nesse panorama, é importante que o usuário saiba fazer essa diferenciação. Isso porque, quando agimos de forma rápida, é possível eliminar o vírus antes que ele cause grandes problemas ao seu computador.

 

Alguns sinais ajudam a perceber se o computador está comprometido por vírus. A seguir, listamos algumas delas.

Desempenho comprometido de um dia para o outro

Um dos efeitos mais clássicos dos vírus é a queda de desempenho do computador. Apesar disso, é muito importante prestar atenção para observar se a ocorrência de tal problema é realmente um malware ou outro tipo de ameaça.

 

Para isso, é interessante avaliar os seguintes pontos:

O desempenho do computador ficou ineficiente de um dia para o outro? O seu computador está lento, mesmo após reiniciá-lo? Você não consegue acessar alguns programas?

 

Caso a resposta seja sim para todas as perguntas, talvez o seu computador realmente esteja infectado.

Programas padrões não funcionam

Uma das formas mais simples e eficientes de observar a ocorrência de vírus é analisando o desempenho dos chamados “programas padrões”. Isso porque, eles colaboram de forma muito intensa para o  “bem estar” do sistema de um computador.

 

Os programas padrões em um computador vão desde o Windows Update ou o Editor de Registros até o seu próprio antivírus e o Windows Defender. Quando eles começam a falhar, é um sinal de que provavelmente um vírus está infectando o computador.

Surgimento de barras de ferramentas misteriosas

Você está vendo barras de ferramentas misteriosas que não somem nunca de seu computador? Isso pode ser um sinal muito claro de que uma praga virtual afetou a sua máquina.

 

Mas o que seria isso exatamente? As barras de ferramentas podem estar relacionadas com diferentes programas do Windows e são, na prática, aquelas telas com alguma “atividade” referente ao programa.

 

Por isso, se elas continuam presente na tela, mesmo após você reiniciar o computador, provavelmente seu computador está infectado. Nesse caso, é importante ter uma ação rápida e assertiva para resolver o problema.

Meu computador foi infectado, e agora?

Notou que seu computador está apresentando um ou mais itens dessa lista? Se esse for o caso, provavelmente o seu computador foi infectado. Mas existem diversas medidas para resolver o problema. Confira os passos abaixo, do mais simples até o mais “grave”:

 

Inicie o seu computador em modo de segurança; Procure por ferramentas online para detectar e eliminar o vírus; Se não funcionou, a ação necessária será formatar o computador. E, se funcionou, você deve fazer o backup de seus arquivos e também formatar o computador. Isso porque, alguns especialistas dizem que, quando seu computador é infectado, ele está suscetível a outro ataque até que você o formate.

 

Além disso, também vale a pena apostar em alguns cuidados durante a navegação na internet. Como, por exemplo, ter um antivírus de qualidade, evitar o uso de programas antigos e evitar baixar programas piratas.

 

Sites suspeitos e emails esquisitos, com informações desencontradas ou de remetentes a pessoa não conhece também devem ser evitados.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.