04/07/2014 às 08h50min - Atualizada em 04/07/2014 às 08h50min

Obra de Rede de Tratamento de Esgoto no Guaçú volta a funcionar

Nova estação de tratamento deve beneficiar 89 mil habitantes

Os trabalhos de construção da nova Rede de Tratamento de Esgoto de São Roque foram reiniciados. A Obra já existe há alguns anos, porém este novo projeto foi iniciado em janeiro de 2012, ainda na gestão do prefeito Efaneu Godinho, quando a prefeitura renovou a parceria com a Sabesp por mais 30 anos. Entretanto, depois de alguns meses os trabalhos na obra pararam novamente e somente foram reiniciados há pouco tempo.

Em nota ao Jornal da Economia, a Sabesp informa que a nova Rede de Tratamento tem previsão de ser concluída em julho de 2015, e que cerca de R$ 38 milhões estão sendo investido na implantação do sistema de esgotamento sanitário da sede do município que compreende a instalação de coletores troncos, interceptores, duas unidades de bombeamento, linha de recalque, emissários e interligações. A estação de tratamento de esgoto terá capacidade para tratar 254 litros de esgotos por segundo e irá beneficiar 89 mil habitantes, atendendo diretamente aos moradores da sede do município, além dos bairros Goiana, Vila Amaral, Mailasqui e São João.

Além da melhora na saúde da população, o projeto deve ter um grande impacto positivo no meio ambiente, com a despoluição de importantes corpos d'água como o Córrego Guaçu, Aracaí, Carambei, Bandeirantes e o Ribeirão do Marmeleiro, em função da eliminação dos lançamentos de esgotos sem tratamento, devem deixar de receber cargas poluídas.

A Sabesp também afirma que ainda existem outros projetos na cidade e região. Como a estação de tratamento de esgotos para atendimento direto a 600 pessoas, moradores do Bairro do Carmo, que atualmente encontras-se em planejamento e o estudo de atendimento através de uma coleta e tratamento dos esgotos da região do bairro Canguera. Nos municípios vizinhos a São Roque, estão em andamento as obras de esgotamento sanitário nas cidades de Alumínio e Araçariguama.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.