Indústrias da região de Sorocaba voltam a contratar em julho, mostra pesquisa da Fiesp e do Ciesp

Índice aponta que foram criados aproximadamente 150 novos postos de trabalho no último mês

Assessoria de Imprensa Foto: Alexandre Maciel
Foto sobre "Indústrias da região de Sorocaba voltam a contratar em julho, mostra pesquisa da Fiesp e do Ciesp"

 

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) divulgaram nesta sexta-feira (16/8) o resultado da pesquisa de emprego do mês de julho de 2019. A região de Sorocaba, composta por 48 municípios, apresentou variação positiva de 0,16%, o que representou um aumento de aproximadamente 150 postos de trabalho.

Quando comparados os meses de julho dos anos de 2018 e 2019, o cenário é parecido, pois em julho de 2018 o resultado foi positivo em 0,18%. No acumulado do ano, o resultado é de -1,12%, representando uma queda de aproximadamente 1.150 postos de trabalho. Já nos últimos 12 meses, o acumulado é de -0,69%, representando o fechamento de cerca de 700 vagas.

PUBLICIDADEJORNAL DA ECONOMIA JE

Os setores da indústria que influenciaram positivamente no cálculo do indicador na região foram: Produtos de Borracha e de Material Plástico (5,08%); Confecção de Artigos  do Vestuário e Acessórios (1,14%); Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (0,86%) e Máquinas e Equipamentos (1,00%).

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a diretoria regional de Sorocaba está entre as 13 regionais que apontaram altas na contratação, porém o resultado no estado de São Paulo foi negativo. “A indústria paulista fechou 3,5 mil postos de trabalho em julho, quando comparado com o mês de junho deste ano. Este resultado foi puxado principalmente pelo setor de veículos automotores, reboques e carroceria, que está sofrendo com a crise econômica brasileira e argentina”, explica o diretor.

Syllos destaca também que a diversidade de setores industriais colaborou para o resultado positivo da regional de Sorocaba. “Tivemos uma queda significativa no mês de junho devido às demissões do setor automotivo, mas a contratação em outros setores vem diminuindo o saldo negativo do acumulado do ano”, conclui.

A pesquisa é realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) e das diretorias regionais. Segmentado por ramos de atividades, o estudo abrange 36 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos.

A Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, no Alto da Boa Vista. Outras informações, acesse www.ciespsorocaba.com.br.

Comentários:

Suas informações de contato não serão divulgadas.