20/08/2019 às 00h00min - Atualizada em 20/08/2019 às 21h00min

Indústrias da região de Sorocaba voltam a contratar em julho, mostra pesquisa da Fiesp e do Ciesp

Índice aponta que foram criados aproximadamente 150 novos postos de trabalho no último mês

Assessoria de Imprensa Foto: Alexandre Maciel

 

A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp) divulgaram nesta sexta-feira (16/8) o resultado da pesquisa de emprego do mês de julho de 2019. A região de Sorocaba, composta por 48 municípios, apresentou variação positiva de 0,16%, o que representou um aumento de aproximadamente 150 postos de trabalho.

Quando comparados os meses de julho dos anos de 2018 e 2019, o cenário é parecido, pois em julho de 2018 o resultado foi positivo em 0,18%. No acumulado do ano, o resultado é de -1,12%, representando uma queda de aproximadamente 1.150 postos de trabalho. Já nos últimos 12 meses, o acumulado é de -0,69%, representando o fechamento de cerca de 700 vagas.

Os setores da indústria que influenciaram positivamente no cálculo do indicador na região foram: Produtos de Borracha e de Material Plástico (5,08%); Confecção de Artigos  do Vestuário e Acessórios (1,14%); Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (0,86%) e Máquinas e Equipamentos (1,00%).

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a diretoria regional de Sorocaba está entre as 13 regionais que apontaram altas na contratação, porém o resultado no estado de São Paulo foi negativo. “A indústria paulista fechou 3,5 mil postos de trabalho em julho, quando comparado com o mês de junho deste ano. Este resultado foi puxado principalmente pelo setor de veículos automotores, reboques e carroceria, que está sofrendo com a crise econômica brasileira e argentina”, explica o diretor.

Syllos destaca também que a diversidade de setores industriais colaborou para o resultado positivo da regional de Sorocaba. “Tivemos uma queda significativa no mês de junho devido às demissões do setor automotivo, mas a contratação em outros setores vem diminuindo o saldo negativo do acumulado do ano”, conclui.

A pesquisa é realizada pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), por meio do Departamento de Pesquisa e Estudos Econômicos (Depecon) e das diretorias regionais. Segmentado por ramos de atividades, o estudo abrange 36 diretorias municipais e regionais do Ciesp, tendo como amostra cerca de três mil indústrias distribuídas pelo Estado de São Paulo, que compreendem mais de um milhão de empregos.

A Regional Sorocaba do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) fica na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.260, no Alto da Boa Vista. Outras informações, acesse www.ciespsorocaba.com.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.