19/07/2019 às 16h07min - Atualizada em 20/07/2019 às 00h04min

Quais as diferenças entre desodorante e antitranspirante?

Assessoria de imprensa Foto: divulgação

As pessoas que sofrem com suor excessivo tentam todos os tipos de soluções para controlar esse problema e levantar a autoestima. Agora, a pergunta chave para resolver esse incômodo é: o que usar quando se sua muito?

 

Essa é uma complicação bem mais comum do que a gente imagina, pois a sudorese excessiva atinge um número grande de pessoas. Além disso, esse é um problema de saúde que também afeta o lado emocional, podendo causar inúmeros transtornos.

 

A verdade é que todo mundo precisa fazer uso de produtos para reduzir o suor, mas a dúvida que fica é: qual escolher? As prateleiras dos supermercados e farmácias estão lotadas de marcas e produtos que prometem bloquear os odores e segurar a sudorese.

 

Hoje vamos falar sobre as diferenças entre desodorante e antitranspirantes e daremos dicas para te ajudar a escolher o melhor produto.

Diferença entre desodorantes e antitranspirantes

Normalmente, pessoas com certo desequilíbrio hormonal na região das axilas apresentam características marcantes, como suor excessivo e mau cheiro. O que muita gente não sabe é que para cada caso existe um dermocosmético diferente que deve ser utilizado para minimizar esses efeitos.

 

Para te ajudar a decidir qual o melhor produto para você, vamos começar com os desodorantes e suas funções.

Desodorante

O desodorante é um produto desenvolvido para atuar como antimicrobiano. Isso significa que ele controla as bactérias que se desenvolvem na região das axilas causando o mau cheiro.

 

A finalidade principal dele é justamente desodorizar, ou seja, acabar com o odor. Para isso, sua composição possui substâncias químicas capazes de inibir o crescimento de bactérias na pele, o que ajuda a mascarar o cheiro ruim.

 

É importante destacar que o suor em si não é o causador do meu cheiro, já que sua composição é feita quase que totalmente por água.

 

O que acontece é que, em nossa pele, existem microorganismos bacterianos que decompõe algumas substâncias do suor (ureia, íon, potássio, cloreto, sódio…), transformando-as em outras de cheiro não tão agradável assim.

 

Daí a importância de manter o desodorante em dia para evitar a proliferação dessas bactérias que causam aquele odor característico nas axilas.

Antitranspirante

Já o antitranspirante, possui outra função. Como seu próprio nome diz ele evita o excesso de suor, bloqueando a ação das glândulas sudoríparas - responsáveis pela excreção.

 

Se você tem o costume de transpirar muito, a solução é fazer uso dos antitranspirantes, pois são produtos capazes de manter as axilas relativamente secas.

 

O principal componente ativo desse tipo de produto é o cloridrato de alumínio, cujas partículas ajudam a coagular as proteínas. Essa transformação cria estruturas bloqueadoras que provocam o fechamento dos dutos das glândulas sudoríparas, diminuindo a produção de suor.

 

Importante destacar que nem todos os desodorantes possuem ação antitranspirante, por isso é vital ficar atento a função de cada um. Entretanto, todos os antitranspirantes contam com ação desodorante, visto que contém substâncias capazes de mascarar o odor.

Como manter a pele da axila em equilíbrio

Com o conhecimento sobre para que serve cada produto, você já é possível montar uma rotina de cuidados com a axila. O primeiro passo é decidir qual tipo de antitranspirante ou desodorante é o mais adequado para a sua pele:

 

Creme: produtos em creme são os mais indicados para a hidratação da área das axilas e podem ajudar muito no equilíbrio desta área que é tão sensível, sobretudo se a pessoa tem o costume de usar lâminas para fazer depilação; Roll-on: produtos desse tipo não são os mais indicados para quem sofre com maus odores. Isso porque possuem contato direto com a pele, o que pode facilmente contaminar o produto em si, anulando seu efeito desodorante; Spray: desodorantes ou antitranspirantes spray podem causar ardência em peles mais sensíveis; Aerosol: é o queridinho de todos porque seca mais rapidamente no corpo, sem deixar aquele efeito grudento ou molhado.

 

O segundo passo é manter na rotina cuidados básicos para deixar a pele sempre em equilíbrio. Existem alguns atos diários que são recomendados pelos dermatologistas que fazem toda a diferença no combate ao mau cheiro e à transpiração excessiva:

 

Invista em sabonetes antissépticos, pois ajudam a controlar as bactérias causadoras do mau cheiro; Seque bem as axilas após o banho, visto que a umidade ajuda na proliferação das bactérias.

 

Esses são alguns cuidados principais que você pode ter com a sua pele para que o incômodo causado pela transpiração excessiva possa ser diminuído.

 

Entretanto, é importante lembrar que consultar um médico especialista é altamente recomendável em casos de hiperhidrose, visto que medidas mais incisivas podem ser tomadas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.