20/07/2019 às 11h45min - Atualizada em 19/07/2019 às 15h09min

Ex-pedreiro elabora história em quadrinhos que conscientiza estudantes por todo o Brasil

Gibi do 'Zé Caquinho' traz mensagem social e ambiental

- Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Ana Laura Gonzalez

A trajetória de vida do ex-pedreiro Luiz Carlos Roque, agora doutorando na Universidade de São Paulo (USP), o ajudou a elaborar um projeto de conscientização social e ambiental que hoje instrui milhares de crianças e adolescentes. Vindo de uma família simples e nascido em Minas Gerais, Luiz se mudou com seus pais para São Roque ainda na infância, dando início a uma história inspiradora e passando por várias provações com muita garra e perseverança.

Enquanto crescia na cidade, Luiz Carlos passou a exercer diversas funções em um posto de gasolina, porém mais tarde começou a trabalhar como pedreiro. A profissão o acompanhou durante muito tempo, principalmente na época em que a vontade de estudar se tornou expressiva. “Em 2012 eu estava trabalhando em uma obra e, do nada, me veio um estalo de que eu deveria estudar. Eu procurei uma escola, me adentrei nos projetos do governo, EJA e ENCEJA, terminei o ensino médio e acabei gostando de buscar conhecimento”, afirmou.

Logo após ter concluído o ensino médio, Luiz sentia uma necessidade ainda maior em prosseguir, então decidiu iniciar seus estudos no ensino superior e, apesar de conseguir passar em dois vestibulares, a falta de dinheiro não permitiu que ele começasse a cursar engenharia. Pouco tempo depois, o mineiro prestou o terceiro vestibular para Tecnólogo em Gestão Ambiental e, dessa vez, conseguiu finalizar o curso já pensando em uma especialização na área.

Hoje em dia, Luiz Carlos Roque é mestre, doutorando na USP e visita escolas conscientizando jovens estudantes em função do gibi “Zé Caquinho em Ação”, projeto de sua autoria que tem o objetivo de fazer com que desde muito cedo, crianças aprendam a reaproveitar sobras de materiais de construção e também entendam o impacto que o descarte irregular das mesmas pode causar à natureza. “Os exemplares dessa história em quadrinhos já estão sendo distribuídos em mais de 5000 municípios brasileiros e as pessoas também já podem conferir a versão online do gibi através do site saudeambientalfmu.wordpress.com”, disse Luiz a nossa redação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.