08/05/2019 às 11h15min - Atualizada em 24/05/2019 às 16h53min

Milhares de veículos acumulam em pátios de Araçariguama e Mairinque aguardando leilão

Aluguel dos espaços custa Milhões de reais

- Fotos: Foto: Reprodução/TV Globo

Dois pátios localizados em Mairinque e Araçariguama guardam mais de 34 mil veículos utilizados em crimes e que aguardam para serem leiloados, segundo informações divulgadas pelo jornal SP2. Os dois espaços foram alugados pela Polícia Civil de São Paulo a aproximadamente três anos e meio e com a carência de leilões ocorrida nos últimos anos, ambos se encontram lotados de automóveis e consumindo o dinheiro do consumidor.

Segundo Lei Estadual, um carro utilizado em um crime e apreendido pelas autoridades está habilitado para a venda em 60 dias, entretanto o nível de burocracia envolvido no processo impossibilita o cumprimento desta regra. “Nós não podemos deixar de verificar a origem desse veículo, que tipo de ilícito ele está linkado, então tudo isso leva tempo, é uma demanda muito grande. Fala o perito, fala o delegado, autoriza, o juiz também fala e autoriza o leilão do veículo, então é uma coisa difícil”, diz o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), Albano Davi Fernandes ao jornal.

Uma situação que acaba contribuindo para o baixo número de veículos apreendidos leiloados em São Paulo. Segundo informações do o Decap, apenas três leilões foram feitos na capital nos últimos três anos, resultando em 345 carros leiloados em 2015, nenhum veículo vendido em 2016, 3.223 automóveis leiloados em 2015 e apenas 459 leiloados em 2018, totalizando 4.027 veículos, um número ínfimo visto que o tamanho do contingente de carros, motos e peças disponibilizados nos pátios da Mairinque e Araçariguama.

O Pátio de Mairinque pertence a uma empresa que venceu a concorrência em 2015 para abrigar por dois anos e meio mais de 24,3 mil veículos entre carros, motos, peças e carcaças apreendidos nas zonas Sul, Oeste, Centro e em parte da Leste da capital.

Já o outro pátio fica em Araçariguama e pertence a outra companhia que foi contratada na mesma época para receber e guardar cerca de 4.300 veículos vindos das delegacias da Zona Norte e de parte da Zona Leste, incluindo os bairros da Mooca e da Penha.

Como o espaço dos locais ficou pequeno para a quantidade de automóveis que chegou a área ainda na metade dos contratos, um acordo entre o Estado e as empresas ampliou em 25% o número de vagas. Porém a medida não adiantou já que o pátio de Araçariguama está lotado há dois anos, com 5,5 mil veículos e o terreno ao lado já virou pátio improvisado. O pátio de Mairinque conta com apenas 1.518 vagas sobrando e mesmo que a polícia já tenha autorização da justiça para leiloar 500 veículos, hoje ela corre contra o tempo para esvaziar os pátios até maio do ano que vem, quando terminam os contratos.

Um aluguel que custa caro ao bolso do contribuinte já que o valor estimado para guardar nos dois pátios 35.750 veículos até maio do ano que vem deve chegar a R$ 16,6 milhões.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.