13/05/2014 às 14h17min - Atualizada em 13/05/2014 às 14h17min

Unidade móvel do SENAI com laboratório de nanotecnologia fica em São Roque nesta quarta

A AISAM / DEPAR - São Roque e Região em conjunto com o SESI e SENAI traz na tarde desta quarta-feira (14) para São Roque a Unidade Móvel do SENAI (Carreta Móvel com Laboratório de Nanotecnologia)

A AISAM / DEPAR - São Roque e Região em conjunto com o SESI e SENAI traz na tarde desta quarta-feira (14) para São Roque a Unidade Móvel do SENAI (Carreta Móvel com Laboratório de Nanotecnologia). A visitação será aberta ao público das 14 às 18h.

Serviço:

O que: Apresentação da Unidade Móvel (Carreta) com Laboratório de Nanotecnologia

Local: Escola SESI Gumercindo de Góes – Rua Nelson Vernalha, 200, Jardim Boa Vista – São Roque

Horário: 14 às 18h

Telefones para contato: (11) 4712 – 2636/ 4712 – 6979 /99267 – 3447

Informações e Confirmações: [email protected] / [email protected]

Nanociência e Nanotecnologia

A nanociência é o estudo dos fenômenos e manipulação de materiais em escala atômica, molecular ou macromolecular, onde as propriedades são significativamente diferentes que em maior escala. Já a nanotecnologia é uma área de pesquisa e desenvolvimento que baseia-se nos mais diversificados tipos de materiais estruturados nanometricamente de modo a formar blocos de construção como nanopartículas, nanotubos e nanofibras, que por sua vez são formados a partir de átomos ou moléculas.

Segundo a Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Indústria (ABDI) o material em estudo deve ter pelo menos uma de suas dimensões entre 1 e 100 nanômetros para ser considerado nanotecnologia.

Entre os materiais mais estudados e utilizados estão:

-Nanopartícula de prata: Material bactericida/bacteriostático muito utilizados em tecidos, palmilhas, materiais cirúrgicos, próteses e polímeros;

- Nanotubo de carbono (estrutura tubular constituída apenas por átomos de carbono): Material resistente, condutor e muito leve. Utilizado como nanocompósito em fuselagem de avião, raquetes de tênis, quadro de bicicleta, matérias de defesa;

- Nanopartícula de argila: Utilizada na vedação de produtos plásticos, composição de borracha líquida, mistura utilizada na massa da cerâmica para produção de suporte para componentes eletrônicos;

- Nanopartícula de sílica: Utilizada na produção de superfícies hidrofóbicas (repelem a água), como camisetas, tênis e toalhas de mesa;

- Ferrofluído: Nanopartículas magnéticas utilizadas no tratamento contra o câncer, endereçamento de fármacos, contraste em exames de ressonância, proteção de disco rígido, amortecedores inteligentes.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.