26/04/2014 às 10h38min - Atualizada em 26/04/2014 às 10h38min

Postos de saúde intensificam campanha de vacinação contra gripe neste sábado

Todos os postos de saúde do município e dois postos volantes (na escola Germano Negrini e na Praça da Matriz) funcionarão das 8 às 16h

A cidade de São Roque, por meio do Departamento de Saúde da Prefeitura, iniciou na última terça-feira, a Campanha de Vacinação Contra a Gripe (Influenza). O evento, que se estenderá até o dia 9 de maio, terá ação intensificada no dia 26 de abril, sábado, quando todos os postos de saúde do município, e dois postos volantes (um na escola Germano Negrini e outro na Praça da Matriz) funcionarão das 8 às 16h para a vacinação do público definido pelo Ministério da Saúde. “É importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários tomem a vacina, pois ela é preventiva, e vale lembrar que a prevenção sempre é o melhor caminho para o bem estar dos cidadãos”, destaca o prefeito Daniel de Oliveira Costa.

A meta estipulada é o alcance de mais de 19 mil pessoas que estão nos considerados grupos prioritários (crianças de 6 meses e menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres que tiveram bebês até 45 dias antes da vacinação, indígenas, maiores de 60 anos, privados de liberdade e funcionários do sistema prisional, e, portadores de doenças crônicas).

O público escolhido é definido pelo Ministério baseado no risco de adquirir uma das formas da doença e no potencial de complicações causadas pelos vírus da Influenza. Para que a população seja vacinada, é necessário procurar um dos postos de saúde da cidade portando carteira de vacinação e documento com foto e um documento que comprove ser parte dos grupos prioritários (carta médica especificando doença crônica, crachá/holerith, carteira de gestante, receita médica referente à doença crônica expedida há menos de 6 meses).

Influenza:

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz, causando assim uma doença respiratória que pode evoluir com complicações sérias, e até o óbito.

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.