27/10/2018 às 08h00min - Atualizada em 26/10/2018 às 16h15min

FGV IBRE e IPECE elaboram ferramenta para melhorar a gestão pública do Ceará

Com o objetivo de criar uma ferramenta para mensurar a produtividade do Estado e calcular a inflação interna de setores-chave da administração pública cearense, como saúde, educação e segurança, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), firmaram o contrato para prestação dos serviços de consultoria em 1 de outubro de 2018. O documento foi assinado, respectivamente, pelo diretor Geral do IPECE, Flávio Ataliba, e o presidente da FGV, professor Carlos Ivan Simonsen Leal.

O contrato faz parte de um projeto do Governo do Ceará com o Banco Mundial, denominado Projeto de Apoio ao Crescimento Econômico com Redução das Desigualdades e Sustentabilidade Ambiental do Estado do Ceará - Programa para Resultados (PforR). A iniciativa objetiva incentivar o desenvolvimento da capacidade produtiva, aumentando a eficácia e eficiência dos processos. O programa também visa alavancar o desenvolvimento ao fomentar parcerias e buscar o alinhamento de metas e resultados.

O professor Flávio Ataliba afirma que o FGV IBRE vai prestar serviço de consultoria ao Ceará no âmbito do PforR especificamente em duas direções. A primeira para avaliar as últimas décadas da produtividade no Ceará e sua composição entre setores, "para que possamos ter um entendimento de quais são os motores de nossa economia". A segunda diz respeito a elaboração de modelos de indicadores antecedentes "que nos permitam fazer previsões econômicas e construir sistemas para auferir os custos de cada uma das secretarias, em especial educação, saúde e segurança pública".

O Diretor Geral do IPECE, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, acredita que, já em janeiro de 2019, vai ser possível entregar os primeiros resultados do contrato à gestão estadual, "sem esquecer de reforçar que a excelência do FGV IBRE em seus estudos nos deixam muito seguros dos resultados", ressalta o professor Flávio Ataliba.

De acordo com a pesquisadora Silvia Matos, que será responsável pela coordenação dos estudos, a expertise do FGV IBRE no desenvolvimento de metodologias históricas de produtividade, vai ser fundamental para a criação de um indicador coincidente da economia cearense, em um esforço para sumarizar as principais variáveis econômicas para tentar antecipar a contribuição do estado para o PIB.

"Nossa função é criar um indicador que melhore a gestão pública. O Banco Mundial tem a preocupação nessa capacitação dos gestores, trazendo em seus convênios cases de boas práticas internacionais que podem ser adaptadas para a realidade local", finaliza a coordenadora do Boletim Macro IBRE.

Já para Wagner Rezende, superintendente de Clientes Institucionais do FGV IBRE, a parceira com o Ceará é estratégica pois o estado está com as contas fiscais arrumadas, abrindo espaço para investimento em eficiência na gestão. "Encontramos o estado completamente arrumado do ponto de vista fiscal, da receita. Essa gestão de alguma forma permitiu destinar parte dos recursos fiscais para investimento. Olhando pelo lado da despesa, nossos produtos são importantes porque são complementares às ações que eles fizeram na receita, com produtos específicos que vão dar mais transparência e melhorar a gestão".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.