São Paulo, setembro de 2018 – O Vamo, plataforma brasileira para comprar ingressos online e promover eventos, passa a oferecer a partir do dia 24 de setembro a menor taxa de conveniência do mercado de tickets online, reduzindo de 10% para 4,9% mais R$ 1,90 por ingresso.
Com esse diferencial, a empresa pretende inovar o mercado de tickets atual, que ainda oferece muita resistência para se digitalizar, já que muitos organizadores disponibilizam seus ingressos apenas em lojas físicas ou até mesmo na própria bilheteria do evento. Além disso, a taxa de conveniência é um dos grandes impeditivos do desenvolvimento do setor de tickets online, pois a porcentagem praticada pelas plataformas pode chegar a 20%. A redução proposta pelo Vamo vai impactar não só o bolso do consumidor - que irá pagar um valor mais baixo - quanto o produtor de eventos, que poderá aumentar suas vendas.
Matheus Bourg, Gerente Geral e COO do Vamo, explica que o objetivo da redução é oferecer um produto eficiente, moderno e cômodo ao usuário sem que isso signifique que ele precise pagar um valor muito alto. "Sabemos que a taxa de serviço ou conveniência tem um peso muito grande no bolso do consumidor e, dependendo do evento, determina se ele irá ou não a uma festa, show, ou qualquer outro evento".
Ainda de acordo com Bourg, o impacto dessa mudança é ainda mais direto para o produtor de eventos, já que oferecendo um ingresso mais barato, há um potencial de atingir um público maior, aumentando seu número de vendas e, consequentemente, o seu faturamento.
A redução da taxa é possível por conta da estrutura operacional mais enxuta e um gateway próprio de pagamentos, desenvolvido pela empresa. Além disso, o produto foi desenvolvido pensando em uma experiência mais simples e intuitiva para o consumidor final. "Nós gostamos de dizer que o Vamo é uma ferramenta self-service de ponta a ponta, uma vez que o produtor de eventos pode se cadastrar, criar seu próprio evento e disponibilizar os ingressos à venda sem precisar que alguém o acompanhe durante o processo.", afirma o COO.
O mercado de tickets no Brasil ainda é bastante pulverizado, segundo Bourg. "Temos determinados players grandes mais 'quadrados', que contam com processos mais burocráticos e taxas mais elevadas. Isso acontece pois muitos possuem contratos de exclusividade com grandes eventos e festivais. Também há players grandes que já se posicionam como uma alternativa menos burocrática, mas que, essencialmente, não trazem nada de novo. Por último, há uma série de players pequenos - e normalmente regionais - que não possuem nenhum diferencial capaz de destacá-los. O mercado não está preocupado efetivamente em oferecer um serviço que seja interessante para os dois lados - o consumidor final e o produtor de eventos. Quando é bom pra um, é ruim pra outro. A nossa intenção é oferecer a melhor opção de serviço nessas duas pontas: a melhor ferramenta sem qualquer tipo de custo para o produtor e o ingresso com a menor taxa de serviço para o consumidor final.", finaliza Matheus Bourg.
No Vamo é possível organizar e vender ingressos para todos os tipos de eventos. Até o momento já foram vendidos cerca de 200 mil ingressos e divulgados mais de 2 mil eventos para mais de 100 mil usuários cadastrados na plataforma. A empresa, que conquistou o mercado no Rio Grande do Sul, está investindo em sua expansão para todo o Brasil.
Sobre o Vamo
Fundado em 2014 pelos empresários americanos John Abbott e Song Kim, o Vamo é um aplicativo brasileiro com a finalidade de anunciar eventos e vender ingressos online. Para otimizar a plataforma, a empresa desenvolveu o seu próprio gateway de pagamentos, um dos motivos pelo qual é possível oferecer a taxa de conveniência mais baixa do mercado. Além do mais, possui uma robusta tecnologia antifraude, gerando mais segurança tanto para produtores de eventos quanto para o usuário final.