10/09/2018 às 11h27min - Atualizada em 10/09/2018 às 15h22min

Projeto busca resgatar história dos casarões de São Roque

Trabalhos já foram iniciados e 40 casarões já foram catalogados

- Da Redação: Ana Laura Gonzalez

Um projeto realizado em São Roque busca resgatar a história dos casarões da cidade, com a finalidade de valorizá-los como patrimônio histórico, disponibilizar a visitação de turistas nas moradias e fortalecer o comércio municipal.

O assunto foi tratado em uma reunião realizada na Câmara Municipal, tendo como pauta apresentar o trabalho que vem sendo desenvolvido desde maio deste ano. O projeto conta com a participação do Vereador Guto Issa, o Professor do Instituto Federal e Sociólogo Dr. Rogério de Souza, o Arquiteto Arthur Barioni, o empresário Vicente Bernardes e o responsável pelo Arquivo Digital de São Roque Arthur Lovisolo.

Esse trabalho também tem como objetivo afixar placas de identificação que trazem informações sobre a história do imóvel, chamando assim a atenção de turistas, moradores e visitantes. Segundo o vereador, os trabalhos já foram iniciados e 40 casarões já foram catalogados. “Estamos satisfeitos com o andamento do projeto e quanto mais pessoas se envolverem, para nós melhor. A ideia é resgatar as histórias desses imóveis que fazem parte do nosso querido centro de São Roque”, ressalta.

Para ser realizado, o projeto que deve ser estendido para o ano que vem, também conta com o envolvimento de 11 estudantes, que colaboram na catalogação dos casarões e nas entrevistas com os moradores tradicionais da cidade. “Temos alunos de biologia, tecnologia e gestão ambiental, curso técnico em meio ambiente integrado ao ensino médio e o curso técnico em alimentos integrado ao ensino médio, portanto, são estudantes de várias áreas que estão contribuindo com o importante trabalho”, comenta o coordenador do projeto Professor Dr. Rogério de Souza.

A próxima reunião está prevista para ocorrer na primeira quinzena de setembro e terá como pauta a comparação das fotos dos casarões já catalogados, pois um dos objetivos do projeto é, com a colaboração de Arthur Lovisolo, do Arquivo Histórico Digital de São Roque, comparar as fotos atuais das casas com as antigas, para no futuro tentar aproximar as fachadas da sua configuração original.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.