24/06/2018 às 10h00min - Atualizada em 24/06/2018 às 10h00min

Você pode doar seu sangue?

Doar é simples e traz muito pouca burocracia, mas antes de praticar este ato tão digno é importante saber se você pode ser um doador

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

Doar sangue é um ato em prol da vida. Esta é a mensagem propagada no junho vermelho, que estimula a doação para os centros espalhados por todo o país e que lutam diariamente com reservas perigosamente perto de acabarem. O ato de doar é simples e traz muito pouca burocracia, mas antes de praticar este ato tão digno é importante saber se você pode ser um doador.

As pessoas que estão em boas condições gerais de saúde, descansadas, que tem entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60), pesam mais de 50kg e estão bem alimentadas podem ser doadores.

Caso você não atenda estes requisitos não poderá doar sangue, entretanto existem alguns fatores que podem também impedir sua doação temporária ou até mesmo permanente. Alguns fatores são: se estiver com anemia, com hipertensão, hipotensão arterial ou febre antes da doação. Gravidas também estão proibidas de doar, assim como mães que esteja amamentando há menos de um ano.

Existem outros fatores que podem impedi-lo de doar por algum tempo, principalmente se você estiver passando por algum tratamento médico que envolva algum medicamento ou se tiver contraído alguma doença recentemente. Porém não se preocupe, existe uma triagem feita a todo candidato e caso você não possa doar, será orientado sobre o caso e quanto tempo deve esperar antes de se candidatar novamente, em tempos de espera que podem variar de 48 horas (caso tenha sido vacinado contra gripe) até cinco anos (caso tenha se curado de tuberculose pulmonar).

As únicas pessoas que não podem ser doadores em nenhuma hipótese são aqueles que: tem ou tiveran um teste positivo para hiv, tiveram hepatite após os 10 anos de idade, tiveram malária, tem a doença de chagas, receberam enxerto de duramater, tiveram algum tipo de câncer (incluindo leucemia), tem graves problemas no pulmão, coração, rins ou fígado, tem problema de coagulação de sangue, são diabéticos com complicações vasculares ou em uso de insulina, foram submetidos a transplante de órgãos ou de medula. Pessoas que tiveram tuberculose extra-pulmonar, elefantíase, hanseníase, calazar (leishmaniose visceral), brucelose, hepatoesplênica ou tem alguma doença que gere inimputabilidade jurídica, também não podem doar.

APOIO:


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.