15/06/2018 às 14h08min - Atualizada em 15/06/2018 às 14h08min

moObie chega a Sorocaba para impulsionar geração do compartilhamento

Comunidade digital que promove aluguel de carros de pessoa para pessoa já conta com mais de 80 mil inscritos e está em expansão no Estado de São Paulo

A moObie, comunidade que busca promover a economia criativa e incentivar novas soluções de mobilidade urbana, iniciou recentemente sua operação em Sorocaba e região. Com a chegada da plataforma, quem possui um carro poderá alugá-lo para outras pessoas, enquanto não está usando, e fazer um dinheiro extra. Já quem ainda não possui um veículo, mas precisa de um temporariamente, pode alugar de alguém de sua vizinhança ou de bairros próximos. Até o momento, oito carros já estão disponíveis para aluguel na região de Sorocaba e 2.000 usuários estão cadastrados. O movimento visa contribuir para cidades mais inteligentes e colaborativas, criando uma relação de troca e ganho para todos e oferecendo como vantagem o fato de não colocar novos carros na rua, mas utilizar o potencial dos que estão ociosos nas garagens.

Atualmente a moObie é a maior plataforma de compartilhamento de carros do País, com mais de 80 mil usuários. O lançamento da operação em Sorocaba é muito importante para a empresa, que está em expansão no Estado de São Paulo. "Além de ser uma cidade muito bonita e com diversos pontos turísticos, Sorocaba ainda é umas das principais do país para empresas e indústrias que estão instaladas também nas cidades próximas. O compartilhamento é uma ótima opção para quem está ou mora no município e na região, principalmente pela preocupação das próximas gerações com a mobilidade", conta Tamy Lin, CEO da moObie.

Até 2025 deverão ser movimentados mais de US$ 335 bilhões em negócios relacionados ao mercado mundial de compartilhamento, segundo recente levantamento da consultoria PwC. "Pessoas de todo o mundo estão cada vez mais compartilhando seus bens, que vão de casas, carros e objetos que, até pouco tempo, eram considerados impensáveis de abrir mão em prol de outras pessoas que não teriam acesso. Vejo no Brasil um grande potencial para fazer parte cada vez mais dessa inclusão de uma geração inteira que terá no compartilhamento um modo de estar no mundo", conta Tamy.

 

Como funciona

A locação acontece de Pessoa para Pessoa (P2P) por meio de um app intuitivo e prático. O condutor que precisa de um carro cadastra o cartão de crédito e a CNH pelo celular, que é avaliada pelo time da moObie quanto à validade e regularização, além de outros critérios que garantem a segurança da comunidade. O proprietário cadastra seu carro que passa por uma validação na qual são verificados a situação junto ao Detran/Denatran, vigência do seguro e critérios de elegibilidade (

Depois de cadastrado, o interessado acessa o app para buscar o veículo disponível mais indicado à sua necessidade em um mapa de localização, verifica preço e solicita a reserva. Do outro lado, o dono visualiza o pedido e tem autonomia para aceitar ou não a solicitação na data especificada, de acordo com sua disponibilidade. O pagamento é feito no ato da confirmação da reserva via cartão de crédito do condutor e entra na conta do proprietário do carro cadastrada na moObie em datas pré-definidas.

No ato da entrega das chaves, é realizado um checkin no próprio app e na devolução é feito checkout via celular. O carro deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi entregue, limpo e abastecido. Caso haja infração ou acidente durante a locação, há processos preestabelecidos. O número da habilitação do usuário fica registrado e o carro está segurado durante todo período de locação. Se houver sinistro, a seguradora da moObie é a responsável e não a do proprietário. E se houver infração, os pontos vão para o usuário, não para o dono do carro.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.