14/06/2018 às 14h44min - Atualizada em 14/06/2018 às 14h44min

Greve do lixo termina em São Roque

Trabalhadores voltaram à sua função na manhã desta quinta-feira

Matéria: Rafael Barbosa - Fotos: Reprodução / Facebook
Matéria: Rafael Barbosa - Fotos: Reprodução / Facebook

A greve promovida pelos funcionários da FBF Engenharia, a atual responsável pela coleta de lixo na cidade de São Roque, terminou nesta sexta-feira (14). A paralisação ocorreu na tarde de terça-feira (11) e foi apoiada pelo Sindicato Específico dos Empregados nas Empresas de Limpeza Urbana, Áreas Verdes, Limpeza e Conservação (SIEMACO), responsável pela categoria.

O motivo da paralisação, segundo o sindicato, estava relacionado a falta do reajuste salarial e atraso no pagamento por parte da empresa. A SIEMACO informou também que estaria tentando dialogar com a empresa desde fevereiro deste ano sobre o problema, porém sem sucesso.

A paralisação trouxe grandes problemas para a coleta de lixo na cidade, já que a greve fez com que apenas 30% dos funcionários continuassem desempenhando suas funções, entretanto, a situação foi resolvida após um encontro entre representantes dos trabalhadores e da empresa. “Na quarta-feira (13) tivemos uma reunião na Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Sorocaba e conseguimos chegar a um acordo sobre a questão do reajuste de salários e benefícios.  A promessa da empresa, que constou na ata da mesa redonda, é pagar todos os atrasados juntamente com o pagamento do mês de junho, caso ela fique mais 30 dias em caráter emergencial, ou pagar na rescisão caso o contrato não seja renovado”, informou a advogada do SIEMACO, Fabíola Ferrari.

A proposta foi apresentada esta manhã para os trabalhadores, que aceitaram a decisão e voltaram as suas funções. Com o fim da paralisação, o serviço volta a sua normalidade, embora isto não seja necessariamente algo bom para a empresa, visto que segundo uma enquete realizada pelo Jornal da Economia, parte da população não está satisfeita com o serviço de coleta de lixo em São Roque. A enquete contou com 645 votos, sendo que 57% classificou o serviço como ruim, 16% avaliaram a coleta como ruim, 10% como regular, 9,6% como boa e apenas 6,7% como ótima.

Entretanto a situação pode melhorar em breve, visto que de acordo com a Prefeitura de São Roque a licitação para o serviço está em estágio avançado. “Encontra-se em fase final a Concorrência Pública nº 3/2018 visando à contratação de empresa especializada para executar serviços de limpeza pública, no Município. Também finalizando, a Concorrência nº 4/2018 para execução de coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos de Saúde, no Município”, informou a prefeitura.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.