08/05/2018 às 00h44min - Atualizada em 08/05/2018 às 00h44min

Os quatro maiores erros das operações de trade marketing

Para uma estratégia de trade marketing funcionar de forma eficiente, diversas ações devem ser realizadas e alguns detalhes merecem bastante atenção. Uma equipe preparada, um estoque bem controlado e PDVs bem cuidados são itens básicos, mas que muitas vezes são deixados de lado pela gestão.

 

O sucesso de sua operação vai depender de diversos fatores, mas o mais importante é evitar os maiores e mais comuns erros nesse segmento, que estão listados neste post. Veja quais são:

Os 4 maiores erros na gestão de trade marketing 1. PDVs mal cuidados

Um dos principais deslizes da gestão de trade marketing é não dar a devida importância aos PDVs. Eles devem estar sempre limpos e muito bem cuidados, organizados, com boa iluminação e bem identificados. É importante que eles chamem a atenção dos shoppers, despertando o interesse pelo seu produto.

 

Lembre-se de que um PDV mal cuidado pode passar para os clientes uma impressão de desleixo. Sem contar que dificilmente alguém terá interesse em comprar produtos que estejam expostos em um ambiente sujo ou desorganizado.

2. Falta de suporte tecnológico

Se a tecnologia está tão presente na atualidade, por que não utilizar seus recursos para otimizar o trabalho e subsidiar a gestão de trade?

 

Um sistema de trade marketing pode ser um grande aliado para suas estratégias, ajudando a automatizar a coleta e o armazenamento de dados, facilitando a criação e envio de relatórios. Além de otimizar o tempo da equipe, a utilização de um sistema deixará muito mais prática a mensuração de resultados e a tomada de decisões.

 

Uma das soluções mais eficientes do mercado é o Agile Promoter, sistema completo para gerenciar equipes de trade marketing e criar estratégias de execução no PDV.

 

 A tecnologia oferece diversos recursos e funcionalidades essenciais para a gestão de trade marketing. O destaque é o App de trade marketing, que permite à equipe de campo atualizar informações mesmo quando não há Internet disponível.   

3. Equipe despreparada ou desmotivada

Toda sua equipe deve estar preparada para atender o cliente da melhor forma possível,  entender suas necessidades e suprir as demandas. Características básicas como educação e boa comunicação são extremamente importantes, mas não suficientes.

 

A equipe precisa conhecer a fundo os produtos e o público, dominar as principais técnicas de vendas, saber ouvir os questionamentos dos clientes e solucioná-los. Para que sua estratégia de trade marketing seja realmente eficiente, investir na capacitação dos colaboradores é fundamental.

4. Falta de controle de estoque

A falta de controle de estoque é uma das principais responsáveis pela ruptura — a ausência do produto em gôndola. Isso pode fazer com sua empresa perca vendas, tenha menos lucro além de causar frustração aos clientes, o que não é nada bom para a reputação de uma marca.

 

De nada adianta criar excelentes estratégias de marketing no geral se, na hora de realizar a compra, o cliente não encontrar o que está procurando. Dessa forma, todo o trabalho e o investimento são desperdiçados, causando prejuízo para a empresa.

 

Por isso, é imprescindível controlar o estoque, controlar os níveis de ruptura e garantir a reposição dos produtos sempre que necessário.

 

 


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