22/02/2018 às 11h33min - Atualizada em 22/02/2018 às 11h33min

Hidratação do corpo merece atenção especial

* Dr. Pedro Rubens Pereira Junior
* Dr. Pedro Rubens Pereira Junior

Em época de temperatura elevada na maior parte do país, as pessoas precisam ficar atentas aos cuidados com a saúde, principalmente com a hidratação do corpo. Isso porque o calor excessivo provoca o aumento da transpiração, o que pode resultar na perda de água e minerais e, consequentemente, causar sintomas como cansaço, dor de cabeça, desregulação do trânsito intestinal e tonturas.

 

Para evitar esse problema, é essencial consumir água, pois essa é a melhor maneira de combater a desidratação, além de ser essencial em todos os processos metabólicos vitais do organismo. O líquido é o grande responsável por manter o corpo em equilíbrio, digerir e absorver os alimentos, diminuir a densidade do sangue, minimizar o inchaço, regular a temperatura corporal, reduzir infecções e desintoxicar.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter o corpo saudável, uma pessoa adulta deve beber entre oito e dez copos de água por dia (aproximadamente 2 litros), enquanto as crianças devem ingerir de quatro a seis copos. Nos dias mais quentes, porém, deve-se aumentar a ingestão.

 

Quando falamos em hidratação, bebidas como os sucos de frutas - que, além de possuir água em sua composição, fornecem também diversos nutrientes ao organismo - são ótimas opções. Outra que merece destaque é a água de coco, pois conta com composição semelhante à de líquidos corporais, contribuindo também para a reposição de minerais como o potássio, geralmente perdido pela transpiração. Nesse caso, a única ressalva é para as pessoas hipertensas e com deficiência renal, que precisam consumir com cautela, pois a bebida possui sódio entre seus nutrientes.

 

Para aqueles que praticam atividades físicas, a recomendação é apostar nas bebidas isotônicas, desenvolvidas para repor os líquidos e sais minerais perdidos pelo suor, o que garante uma melhora no desempenho esportivo - o ideal é consumir ao término de uma atividade física de alta intensidade. Também é importante destacar que os atletas que consomem líquidos da maneira correta apresentam temperatura interna mais baixa e melhor frequência cardíaca.

 

Mesmo com a correria do dia a dia, a ingestão de líquidos não pode ser deixada de lado. Para facilitar, escolha uma bebida que agrade o seu paladar (água, suco ou um chá gelado), coloque em uma garrafa e leve a todos os lugares aonde for, seja carro, trabalho, academia e até mesmo os cômodos de casa. Essa é a melhor maneira de se manter hidratado e colaborar com a sua saúde.

 

* Dr. Pedro Rubens Pereira Junior é coordenador do pronto-atendimento adulto do HSANP, centro hospitalar de média complexidade localizado na zona norte de São Paulo


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.