14/01/2018 às 12h30min - Atualizada em 14/01/2018 às 12h30min

São Roque sobe 304 posições no ranking do Programa Município VerdeAzul

Município alcançou sua melhor colocação desde 2012

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Divulgação

São Roque subiu 304 posições no ranking 2017 do Programa VerdeAzul, que mede a eficiência da gestão ambiental nos municípios. Passando da posição 588ª em 2016 para a 284ª colocação entre os municípios paulistas em 2017, (com nota 27,21) o município alcançou sua melhor colocação desde 2012, quando esteve na 292ª.

Os critérios avaliados no Programa são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Conselho Ambiental, Uso do Solo, Estrutura e Educação Ambiental e Arborização Urbana. Nenhum desses quesitos podem ser zerados nestas 10 diretivas.

“É importante destacar o trabalho realizado pela divisão de Meio Ambiente para que a cidade de São Roque subisse 304 posições no ranking, pois foram desenvolvidos projetos e ações que atendiam as exigências das 10 diretivas que compõem a nota e classificação final”, informa a Prefeitura de São Roque.

A melhora no ranking é uma grande vitória para o município, que vinha passando por situações seríssimas em termos de gestão ambiental e desmatamento, fatos registrados pelo próprio programa. Desde 2012 o município vem caindo no ranking, até atingir sua pior colocação em 2015 quando ocupou a 595ª posição. Em 2016 a cidade subiu para a posição 588ª, mas ainda mantendo um lugar vergonhoso, com uma nota de -0,79 segundo o programa.

Os anos de 2015 e 2016 também foram especialmente problemáticos com relação ao desmatamento. O estudo feito pela Fundação SOS Mata Atlantica, juntamente com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais colocou São Roque e Mairinque em destaque com relação a desmatamentos na área, embora o próprio estudo afirme que grande parte da queda nas áreas de mata atlântica tenha ocorrido por causas naturais.

“Apesar do grande aumento do desmatamento em São Paulo, é importante destacar que 90% ocorreu por causas naturais, mais especificamente vendavais e tornados que atingiram os municípios de Jarinu, Atibaia, Mairinque, São Roque e Embu-Guaçu em 5 de junho do ano passado (2016)”, esclarece Flávio Jorge Ponzoni, pesquisador e coordenador técnico do estudo pelo INPE.

O próprio estudo afirma que as áreas atingidas pelo tornado já apresentam sinais de regeneração natural, assim como São Roque, que ao subir no ranking do Programa VerdeAzul abre espaço para mais melhorias ambientais na cidade, fator importantíssimo não apenas para a melhora da saúde da população, mas também para a evolução turística da cidade que tem suas reservas naturais como um de seus principais atrativos.

Com as políticas ambientais implementadas pela prefeitura, como o projeto Nascer Verde, e com iniciativas externas como a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto, São Roque tem tudo para melhorar ainda mais no ranking VerdeAzul, o que trará benefícios a todos.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.