14/02/2014 às 13h18min - Atualizada em 14/02/2014 às 13h18min

Bombeiros que trabalharam em Itaoca recebem homenagem durante sessão da Câmara

Em votação, a moção foi aprovada por unanimidade entre os vereadores. Os bombeiros estiveram presentes para receber o certificado

Na última segunda-feira, dia 10, aconteceu a 2ª sessão ordinária na Câmara Municipal de São Roque. O Jornal da Economia acompanhou e traz os principais detalhes.

Um dos projetos de lei que foram discutidos durante os trabalhos, de autoria do vereador Rodrigo Nunes, discutia sobre a presença do Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, nas sessões do legislativo. O objetivo era a abertura de um espaço facultativo para o executivo explicar os projetos de lei de sua autoria. Além disso, os vereadores poderiam questionar o prefeito. “A bancada do Prefeito está na Câmara justamente para estar junto do executivo, saber dos projetos e traze-los para as sessões, assim como para defende-los”, disse o vereador Alfredo Estrada. Nesta sessão, os vereadores deveriam votar a favor ou contra ao parecer contrário da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação, que barrou o projeto. O resultado foi favorável à decisão da comissão.

A sessão também foi marcada pela entrega de uma moção de congratulações, de autoria do vereador e Presidente da Câmara Rafael Marreiro, à equipe de bombeiros da cidade que trabalhou voluntariamente no desastre ocorrido em Itaóca. Em votação, a moção foi aprovada por unanimidade entre os vereadores. Os bombeiros estiveram presentes para receber o certificado. “Agradeço aos bombeiros, que são heróis, salvando e trabalhando voluntariamente nesse terrível desastre em Itaóca. Nesses momentos é que vemos o quanto o homem é pequeno diante da força da natureza”, discursou RafaelMarreiro.

Um dos projetos aprovados na última segunda é de autoria do vereador Guto Issa e institui a Campanha Permanente de Doação de Cães e Gatos do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Roque. “As ONGs estão sempre lotadas de animais recolhidos na rua. Muitos deles estão em condições de serem doados e essa campanha pretende dar visibilidade e estimular a adoção”, disse o autor do projeto, o qual foi aprovado por unanimidade.

Entre os requerimentos foi aprovado o de nº32, no qual o legislativo pede uma cópia do contrato da Prefeitura com a nova empresa responsável pela coleta de lixo em São Roque, a EPPO Ambiental. “Vários requerimentos foram rejeitados na semana passada, entre os quais havia denúncias graves da população. Os vereadores do governo, em uma manobra, votaram contra. E por que votaram contra os seus próprios requerimentos? Apenas aquele que se referia às informações da compra de playgrounds foi aprovado, pois deu repercussão na mídia”, disse o vereador Donizete de Moraes. Ainda sobre o assunto, o vereador Alfredo Estrada disse: “podíamos fazer uma moção de repúdio contra esses vereadores que votaram contra os requerimentos, ou seja, contra a informação para a população. Alguns votaram contra seus próprios pedidos ao invés de retirá-los, o que seria bem mais fácil e menos vergonhoso”.

Em seu espaço na tribuna, o vereador Maurinho Góes falou sobre a condição de escolas e creches. “As escolas estão precisando de manutenção urgente. As crianças já voltaram às aulas e agora precisam conviver com coisas como mato não cortado e enxames de abelhas. Mas dinheiro para comprar playgrounds tem. Em relação às ruas e estradas, a Prefeitura apenas finge que faz, e acaba fazendo pela metade, tanto no que se refere à limpeza como colocação de asfalto. Outro absurdo foi o projeto da Zona Azul votado na semana passada que não explicava nada detalhado sobre o serviço”.

Outro projeto discutido e aprovado, também de autoria do vereador Guto Issa, institui a Feira Noturna no calendário oficial do município de São Roque. “A minha única preocupação é se o evento poderá ser mudado de local na época da Expo São Roque, outro importante evento que necessita de todo o espaço do Recanto da Cascata”, disse o vereador Etelvino Nogueira.

Durante seu discurso na Tribuna, um dos assuntos do vereador Zé Camargo foi a ausência de chuvas neste verão. “Agradeço a todos os organizadores da feira, que agradou a população são-roquense. Também quero deixar aqui a minha preocupação em relação à falta de chuvas e ao abastecimento de água. A situação está difícil. Gostaria de fazer um apelo a toda a população para que se economize água, senão pode faltar, assim como também pode faltar energia elétrica”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.