07/02/2014 às 10h00min - Atualizada em 07/02/2014 às 10h00min

Playgrounds e Zona Azul são os principais assuntos da 1ª sessão da Câmara em 2014

Aconteceu a votação do Projeto de Lei que autoriza a implantação do sistema de Zona Azul pela Prefeitura de São Roque em vias públicas da cidade

Na primeira sessão ordinária na Câmara Municipal de São Roque do ano de 2014, sob a presidência do vereador Rafael Marreiro, os principais assuntos tratados foram a aquisição de playgrounds pela Prefeitura e a implantação do sistema de Zona Azul nas ruas da cidade.

No início dos trabalhos, houve a entrega de uma moção de congratulações para o ciclista Fábio Angiolucci, são-roquense que morou sete anos na Europa, sendo atual bi-campeão de Moutain Bike 2012/2013  de XCO Norte de Portugal; bi-campeão 2010/2011 da cidade do Porto – Portugal de XCO e Revelação Master de Ciclismo de Estrada. “Hoje Fábio se destaca como atleta, cidadão e profissional. Tenho certeza de que ele será um sucesso em todas as competições também aqui no Brasil, assim como foi lá fora, levando assim o nome de nossa cidade para todo o país”, afirmou o vereador Rodrigo Nunes, autor da moção.

Ao ter a palavra, o vereador Adenilson Correia, conhecido como Mestre Kalunga, ressaltou o início das aulas da nova Escola Estadual de Maylasky. “Agradeço ao Governo do Estado pela construção da unidade escolar, que iniciou as suas aulas no último dia 27. Agradeço também a diretora da escola, Isabel Patto, por todo o seu empenho que tudo funcionasse o mais rápido possível. Esperamos que até o mês de março ou abril, o Governador Geraldo Alckmin possa estar presente para inaugurar oficialmente essa e outras obras”. O vereador finalizou pedindo por mais segurança para o Distrito. “Não podemos contar apenas com a ronda, Maylasky precisa de mais segurança pública”.

Logo após, o vereador da oposição, Etelvino Nogueira, ressaltou: “lembrando que os 500 mil reais do dinheiro municipal usados para a construção da quadra anexa à Escola Estadual de Maylasky foram deixados pela administração do ex-prefeito, Efaneu Godinho”.

O vereador Donizete destacou a situação das estradas rurais de São Roque. “Tantos gastos da Prefeitura, inclusive com os playgrounds, e as estradas rurais continuam na mesma, precisando cada vez mais de manutenção. Os agricultores têm dificuldade para escoar a sua produção para a Feira Noturna, que veio como um benefício para a população”.

Em sua parte, o vereador Etelvino Nogueira também reforçou sobre o gasto com os playgrounds. “A escola Juca Rocha continua praticamente na mesma situação desde o incêndio ocorrido no local. A administração então gasta mais de 1 milhão de reais em playgrounds, uma medida desnecessária no momento. Já abri um protocolo no Ministério Público. Outra coisa é a questão da rescisão da empresa responsável pela coleta de lixo. Se passou muito tempo da obra na Av. Bandeirantes, não é possível. O Prefeito tem a obrigação de dar continuidade aos trabalhos da gestão anterior. Querem comprar playgrounds? Consertem as escolas primeiro”.

O vereador Israel Francisco de Oliveira, o Toco, também falou dos playgrounds: “foi feita uma estimativa de compra de 100 playgrounds no valor de R$106 mil cada um, eu fico indignado com isso. A escola do Guaçu precisa de playground e foram colocar em uma creche, onde as crianças não vão nem usar. Falaram tanto da construção deste prédio, que custou 2 milhões, e agora se gasta mais de 1 milhão na compra de apenas 10 playgrounds? É muito dinheiro que poderia estar sendo gasto em outras melhorias mais urgentes”. 

Logo após aconteceu a votação do Projeto de Lei que autoriza a implantação do sistema de Zona Azul pela Prefeitura de São Roque em vias públicas da cidade. O vereador Toco fez um pedido de adiamento da votação: “precisamos conversar melhor sobre esse projeto. Nós já sabemos que a ACIA (Associação Comercial de São Roque) é a favor da implantação do estacionamento rotativo, mas é necessário analisar melhor as intenções do poder executivo”. O pedido foi rejeitado. “O projeto é obscuro. Vou ser obrigado a votar contrário”, disse o vereador Donizete. “Precisaríamos investigar todos os detalhes de como vai funcionar esse serviço. Não sabemos de valores nem para onde vai o dinheiro”, afirmou o vereador Etelvino.

O projeto destaca que a exploração do sistema para funcionamento da “Zona Azul” poderá ser efetuada por uma empresa, através do uso de cartões de estacionamento ou meios eletrônicos de controle, melhorando a ação e uma maior disponibilidade das vagas. A fiscalização ficará a cargo da Prefeitura por meio do departamento de Trânsito.

O horário de fiscalização e cobrança, quando este for estabelecido, será das 09h às 16h, de segunda à sexta-feira, das 09h às 13h aos Sábados, sendo livre o estacionamento fora destes períodos e aos domingos e feriados.

A fim de garantir a rotatividade, o período máximo de permanência será de uma hora, podendo este prazo ser prorrogável, uma única vez, pelo mesmo período. Já as motocicletas, motonetas e ciclomotores deverão estacionar somente nas áreas demarcadas e sinalizadas como estacionamento exclusivo.

O vereador da situação Rodrigo Nunes de Oliveira afirmou: “o projeto é para que se abra uma licitação pública. Tudo ficará às claras. Se a população não gostar, ela poderá vir até nós e daí votamos para cancelar o projeto”.  O projeto foi aprovado por 8 votos a 6. Uma emenda do vereador Guto Issa também foi aprovada. Nela, está garantido ao município o recebimento mensal de no mínimo 12% sobre a quantia arrecadada pela empresa que tomará conta da Zona Azul. A mesma emenda garante um prazo máximo de concessão dos serviços de 10 anos.

Por fim, em seu espaço na tribuna, o vereador Rodrigo disse: “Nós precisamos levantar mais informações sobre a compra dos playgrounds. Eu quero fazer parte da comissão para investigar esse assunto e se houver alguma coisa de errado eu serei o primeiro a apontar. O que não pode é a oposição tratar o governo atual como o maior bandido. E o caso das casas populares no Goianã? E o caso do prédio da empresa Sfera? E em relação a Maria-Fumaça parada? Disso ninguém lembra quando está acusando”.

No início dos trabalhos, houve a entrega de uma moção de congratulações para o ciclista Fábio Angiolucci, são-roquense que morou sete anos na Europa, sendo atual bi-campeão de Moutain Bike 2012/2013  de XCO Norte de Portugal

Foto: Assessoria de Imprensa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.