07/10/2016 às 10h10min - Atualizada em 07/10/2016 às 10h10min

Lili Aymar do Partido Verde é eleita prefeita de Araçariguama

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

Lili Aymar (PV) foi eleita a primeira Prefeita da cidade de Araçariguama nas Eleições Municipais de 2016.

A candidata teve 50,27% dos votos válidos e com 6.080 votos, abriu uma margem de aproximadamente 15% contra seu principal rival, Leandro Amaro (PSB), que conquistou a marca de 4.309 votos e ficou em segundo.

Com a vitória, LiliAymar entra para a história da nossa região ao ser a primeira prefeita eleita. Na tarde de quarta-feira (05) a prefeita eleita veio até  nossa redação, onde nos concedeu uma entrevista ao vivo, que pode ser acompanhada na integra através da nossa página no Facebook. “Estou muito feliz com o resultado das eleições. A população de Araçariguama ainda comemora e foi uma festa muito bonita. Agradeço ao nosso grupo político a nossa equipe de campanha e principalmente a população por este voto de confiança”, afirmou.

Infelizmente a comemoração também ocorreu com  alguns problemas, na Praça de Araçariguama houve muita confusão no dia da eleição. Segundo Lili algumas pessoas de fora do município, causaram tumulto que foi contido pela Polícia Militar e Justiça Eleitoral.

A futura prefeita afirma que suas metas principais sãoinvestimentos na saúde e  educação do município. No primeiro setor um dos seus principais objetivos será reabrir a maternidade no município, que foi fechada nesta gestão, oferecendo amparo para que as mulheres tenham seus filhos no município. “Durante nossa campanha ouvimos relatos muito tristes de mães que perderam seus bebês por não terem um local no município onde pudessem dar a luz. Esta situação não pode continuar”, afirmou.

No âmbito da educação o objetivo primário é a construção de novas escolas e creches e ampliar as instituições existentes, extinguindo a superlotação nas salas de aulas e acabando com o ensino multiseriado (onde alunos de séries diversas tem aulas na mesma classe). “Praticamente em todos os bairros de Araçariguama nós temos salas multiseriadas. Deste modo nossas crianças não aprendem o que é uma situação muito cruel”, disse. A prefeita  também afirma que é necessário valorizar o profissional de educação e melhorar sua condição de trabalho, para que ele desempenhe sua função de forma mais ativa.

No âmbito do esporte e lazer a intenção é construir quadras esportivas cobertas para os bairros, aliadas a oficinas de esportes que incentivem a pratica de atividades físicas a população. “Também queremos organizar campeonatos com boas premiações e atividades esportivas diversas que envolvam a comunidade nesta prática tão importante”, completa.

Outro ponto importante que foi abordado pela futura prefeita será o cancelamento do projeto do aterro sanitário (conhecido lixão) que seria instalado na cidade. “Ao assumirmos o governo, o primeiro ato será a posse e o segundo será revogar todas as licenças e certidões de uso e ocupação de solo. Também esperamos aprovar leis de preservação ambiental, para que este Lixão seja completamente apagado da história da nossa cidade”, afirmou.

Sobre o alto número de abstenções nas eleições, assim como votos brancos e nulos, Lili comentou:

“A população está desacreditada da política. Mas acho que começamos a mudança de uma política ultrapassada, onde a falta de ações do executivo são substituídas pela compra de votos e favores. Acho que veremos uma política nova com políticos com uma cabeça.

Lili também diz que o setor industrial da cidade também continuará forte e trazendo empregos para o município, que deve investir também em cursos que capacitem sua população profissionalmente. Entretanto o investimento no Turismo também será forte com a utilização de pontos históricos da cidade, como o Parque da Mina e a Mina do outro e o investimento em ações culturais, como o Cine Avião.

Ao ser abordada sobre a participação de seu marido, o ex-prefeito de Araçariguama, Carlos Aymar, em seu governo, Lili afirma que irá contar sim com a ajuda de seu companheiro em sua trajetória na administração pública, pois ele terá muito com o que contribuir para o crescimento da cidade, embora ainda não esteja decidido qual será o seu papel. “Aymar é um desbravador. Um homem do bem, que contribui muito para esta cidade e sempre batalhou pela população e o seu trabalho está no coração de cada habitante de Araçariguama”, afirmou.

Quando perguntamos sobre a participação feminina na política, a futura prefeita afirma que acredita que a sensibilidade natural da mulher, que tem a bagagem de mãe, esposa e pilar da família, tem uma forma diferente e muito boa de administrar e liderar. “Creio que poderíamos e vamos contribuir muito no cenário político e acho que uma nova era está se abrindo para nós mulheres. Farei uma grande administração e tenho certeza que no futuro próximo teremos mais mulheres ocupando cargos públicos e contribuindo para o nosso país e a população”, completa.

Vereadores eleitos

Além da representante do Executivo, também foram eleitos os vereadores que irão assumir a Câmara de Araçariguama a partir de 2017. Confira a relação: Fran (PSB) – 482 votos, Baixinho (PDT) – 467 votos, Jaime da Auto Escola (PDT) - 381 votos, Paulo Volcov (DEM) - 381 votos, Judivan (PDT) – 355 votos, Tubaina (PSB) - 347 votos, Fábio Aymar (PMDB) – 347 votos, Costa do Gas (PSDB) – 337 votos, Bahia Cabeleireiro (PV) – 333 votos, Moacyr Godoy (PSB) – 325 votos, Tilápia (PV) – 224. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.