18/03/2015 às 15h21min - Atualizada em 18/03/2015 às 15h21min

Posto de saúde de Araçariguama aplica vacina vencida em bebês

Crianças passaram mal após receberem o medicamento. Material teria sido emprestado de unidade de saúde de São Roque.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí - Foto: Reprodução/ TV TEM
Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí - Foto: Reprodução/ TV TEM

Seis bebês de Araçariguama (SP) receberam vacinas que estavam fora do prazo de validade. O caso aconteceu na semana passada, em um posto de saúde, e os medicamentos estavam vencidos desde janeiro. Pelo menos uma criança passou mal depois de receber a dose, como mostra a reportagem do TEM Notícias.

A camareira Gislaine Aparecida Silva conta que levou o filho Eduardo, de dois meses, para tomar vacina contra o rotavírus no último dia 11, e que a criança passou mal logo em seguida. "Ele teve febre alta, diarreia, chorou muito e ficou dois dias mal", relata a mãe. O rótulo da vacina, colado na carteira de vacinação da criança, confirma a data de validade: janeiro de 2015.

Segundo Gislaine, enfermeiras visitaram a casa da família dias depois para avisar sobre o erro e orientar a levar o menino de volta ao posto caso ele passasse mal novamente.

As profissionais não quiseram gravar entrevista para a TV TEM, mas reconheceram o erro e afirmaram que pegaram emprestado do município de São Roque (SP) um lote com 20 vacinas contra o rotavírus. Seis doses foram aplicadas até que a validade fosse percebida.

Ainda segundo as enfermeiras, os profissionais que aplicaram as vacinas vencidas receberam advertência, e as crianças vacinadas seão monitoradas pelos próximos 40 dias, conforme orientação da Diretoria Regional de Saúde. Os pais das crianças também já foram avisados de que uma médica infectologista vai avaliar a situação dos bebês no próximo dia 27. "Ela vai pedir os exames, eu vou fazer e vou levar meu filho em um pediatra de confiança", afirma Gislaine.

Novas doses contra o rotavírus já estão disponíveis na cidade com a validade correta. Por meio de nota, a prefeitura de São Roque informou que já acionou o setor responsável pelas vacinas e o Departamento de Saúde, que devem abrir uma sindicância para apurar o caso.

Você pode assistir a reportagem realizada pela TV TEM através do link: http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/03/posto-de-saude-de-aracariguama-aplica-vacina-vencida-em-bebes.html

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.