28/11/2014 às 11h10min - Atualizada em 28/11/2014 às 11h10min

Ministério Público é acionado contra antigas administrações da Santa Casa

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Rafael Barbosa

A Comissão Interventora da Santa Casa de Misericórdia acionou o Ministério Público para avaliar possíveis irregularidades de antigas administrações do hospital. A notícia foi oficialmente anunciada à imprensa durante uma coletiva direcionada a imprensa, dentro da própria instituição na manhã de quinta-feira, dia 27. Além de jornalistas, estiveram presentes na coletiva, o Prefeito de São Roque, Daniel de Oliveira Costa, o Diretor do Departamento de Saúde de São Roque, Sandro Rizzi e um dos membros da Comissão Interventora, Jorge Henrique Haddad.

Segundo o Diretor de Saúde, uma empresa terceirizada foi contratada para avaliar o quadro financeiro do hospital assim que o mesmo foi submetido a uma intervenção. “Obviamente a intervenção teve que fazer uma auditoria do passado, tanto para achar erros e evitar que os mesmos fossem cometidos novamente, como para ver se houve algum tipo de má fé com relação aos antigos gestores”.

A empresa avalia a gestão financeira da Santa Casa desde 2009 e desde agosto entrega relatórios regulares a Prefeitura sobre qualquer irregularidade encontrada na irmandade, material que foi encaminhado pela administração municipal aos órgãos competentes entre os dias 18 e 25 de novembro. “Nós já entregamos duas notificações ao Ministério Público. A primeira é uma inconsistência de caráter financeiro, entre o valor apresentado e registrado em cartório e o valor real, que somados entre 2009 até 2014 teriam um valor aproximado de R$ 5 milhões”, completa.  Isto quer dizer que a Santa Casa estaria empregando um valor menor do que o repasse mensal destinado a irmandade e como o valor excedente (que somam os cinco milhões) nunca foi declarado, ninguém sabe qual o destino dado ao montante.

A outra inconsistência seria o a verba utilizada na compra de medicamentos e materiais médicos. Segundo o médico, documentos mostram que os mesmos eram comprados com valores discrepantes a cada mês, sendo adquirido em algumas ocasiões a um preço dez vezes maior do que o estabelecido no mercado.

A empresa contratada para avaliar a situação financeira ainda realiza a análise e deve entregar um relatório financeiro completo no dia 15 de dezembro, porém os dados apresentados até aqui são conclusivos o suficiente para dar inicio a um processo jurídico no ministério público.

Apesar das irregularidades o Prefeito Daniel salienta que a intervenção tem trazido frutos a Santa Casa. “Em apenas quatro meses de intervenção nos conseguimos, colocar o pagamento dos médicos em dia. Nesta mesma linha hoje os funcionários saem de férias com o adicional salarial já depositado em suas contas”, completou o Prefeito ao enumerar algumas das conquistas alcançadas até o momento.

Também foi esclarecido que, embora o dia 08 de janeiro, seja a data em que Comissão Interventora deveria encerrar os seus trabalhos na Santa Casa, este prazo deva ser estendido. “Quando assumimos, nós nos deparamos com um cenário completamente defasado e errôneo”, afirma Jorge Henrique Haddad, ao afirmar que é necessário mais tempo para adequar o hospital aos padrões necessários. “Seria impossível por a casa em ordem em apenas seis meses”, completa.

Você pode conferir uma matéria feita pela TV TEM sobre o assunto clicando aqui.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.