31/10/2014 às 09h39min - Atualizada em 31/10/2014 às 09h39min

Vivo não consegue cumprir demanda e oferece péssimo serviço à região

Não é de hoje que a população de São Roque e região têm recebido um péssimo serviço da operadora Vivo, um problema que não é restrito apenas a região, já que a operadora é a primeira colocada da lista de reclamações do Procon. Segundo o portal IG, em 2013 a empresa acumulou 27.770 reclamações, porém até este momento a fundação já recebeu 36.269 ligações referentes a operadora.

Os problemas são muitos e segundo membros da população de São Roque, a recente instalação de uma antena, em cima do prédio que comporta as Casas Bahia, pouco fez para a melhoria do sinal na cidade. O Jornal da Economia saiu às ruas para questionar a população sobre a situação do serviço oferecido pela empresa, um trabalho que a maioria das pessoas o avalia como “uma porcaria”.

Os problemas são diversos, porém geralmente estão ligados a falha no sinal. “Muitas vezes não se completa a ligação e em diversos momentos são necessárias várias tentativas para se falar com alguém e, muitas vezes, nem se consegue”, afirma o funcionário público, Bruno Alves.

A importância que o celular tem na vida das pessoas torna a situação da população ainda pior, até mesmo do ponto de vista comercial, como é o caso da cabeleireira Leia Midia Ferreira da Silva, que tem seu trabalho prejudicado pela falta de comunicação. “Eu tenho uma empresa e minhas clientes tentam me ligar e não conseguem”, completa.

A situação fica ainda mais dramática em alguns casos, onde algumas pessoas têm que recorrer a orelhões em situações de emergência. “Na hora que você mais precisa do serviço de telefonia móvel, ele não funciona. Já precisei recorrer ao orelhão para chamar o resgate, porque não conseguia ligar para o 193”, afirma o agente de trânsito Robson Grande Mielczarek.

Nos ambientes periféricos da cidade a situação fica pior, onde o sinal muitas vezes não pega. Um morador do bairro Parque Aliança chegou a comentar que já viu seus vizinhos saírem de suas casas em busca de sinal nos celulares.

Porém os problemas no serviço vão muito além da incapacidade em realizar ligações e se estendem também a conexão de internet, que não funciona corretamente, e às linhas fixas. Segundo a representante autorizada da Vivo na cidade, alguns pontos de São Roque não podem ser abastecido com novas linhas ou internet fixa, um problema que não se restringe apenas a regiões periféricas. A própria redação do Jornal da Economia demorou mais de um mês para ter outra linha de internet.

Com tantos problemas, uma ação civil pública, no valor de R$ 100 mil, foi movida no dia 19 de agosto contra a operadora, por conta dos maus serviços prestados na cidade de São Roque. “Uma antena nova foi instalada em cima das Casas Bahia, porém é um investimento insuficiente, pois são vendidos milhares de chips todos os anos, principalmente em datas comemorativas”, afirma o vereador Guto Issa, que é testemunha do processo.

No dia 15 de outubro o juiz Diego Ferreira Mendes expediu um mandado de pericia, onde um profissional capacitado terá um prazo de 30 dias, a partir do depósito dos seus honorários e da resposta da instituição, para realizar um exame pericial sobre os serviços realizados na região e expedir um laudo sobre o mesmo. O laudo deverá esclarecer, entre outras questões, se o serviço da Vivo em São Roque é satisfatório se comparado ao mesmo trabalho realizado em cidade do mesmo porte do município.

O Jornal da Economia procurou a Vivo para obter respostas sobre a situações narradas acima. Em nota enviada a redação a Telefônica Vivo informou que, em 2014, foram realizadas oito ampliações na rede 3G de São Roque e estão previstas mais sete entre novembro deste ano e fevereiro de 2015. Além disso, foi instalada uma antena este ano e estão previstas as instalações de mais quatro entre janeiro e fevereiro de 2015.

A operadora esclarece ainda que alguns clientes podem estar encontrando dificuldades para fazer e receber chamadas e na conexão à internet devido a ato de vandalismo (furto de placas), que danificou equipamentos responsáveis pelo atendimento na região. A empresa adota  medidas de prevenção, além disso, coloca à disposição o telefone 0800 144 444 para receber, com total sigilo, denúncias específicas da população.

Com relação à ação civil pública, a Telefônica Vivo informa que ainda não foi notificada.

 


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