24/10/2014 às 10h34min - Atualizada em 24/10/2014 às 10h34min

Um jornalista em Nova York - parte 2

Visita ao Aeroporto Executivo e Outlet nos Estados Unidos

Texto: Carlos Mello - Foto: Divulgação
Texto: Carlos Mello - Foto: Divulgação

Na semana passada contamos a você como foi a viagem dos jornalistas da região a Nova York e algumas passagens por lá.

Nesta edição vamos focar as visitas ao Aeroporto Executivo Teterboro em New Jersey e ao Woodbury Commom Premium Outlets, localizado no Central Valley que pertence ao município de Orange, nas proximidades de Nova York.

Quando chegamos a Nova York, fomos de carro direto para New Jersey para conhecer o aeroporto executivo, na região vimos muitas casas, daquelas típicas dos filmes, feitas em madeira e com os telhados  com aquela arquitetura americana que chama muito a atenção.

No aeroporto os jornalistas realizaram uma entrevista coletiva com Don Haloburdo,  vice presidente e gerente geral da Jet Aviation.

O Aeroporto Executivo Teterboro foi inaugurado em 1972 e teve sua expansão em 2005 e  é o mais movimentado do tipo no mundo.

Pela proximidade de Nova York, a apenas 7 milhas, aproximadamente 19 km  de Manhattan, é muito utilizado por atores, estrelas de cinema, chefes de estado  altos executivos, entre outros.

Comentou ainda que o aeroporto atraiu uma gama muito grande de diferentes outros negócios como estabelecimentos que oferecem itens de conveniência para o público formado por passageiros, tripulações e funcionários.

Durante a coletiva, comentei com ele que vi muitas casas nas proximidades do aeroporto e de como era o comportamento dos moradores em relação ao ruído dos aviões. “Existe um acordo com os moradores determinando horário do início das operações e também do final delas”. Comentou.

 

Chegou a ora das compras, ou melhor, da nossa visita ao Woodbury Outlets

O grupo de jornalistas foi conhecer também o Wooldbury Commom Premium Outlets, considerado o maior do mundo com 220 lojas de marcas famosas e praça de alimentação.

O Outlet recebe turistas do mundo todo, em especial da China e do Brasil, em primeiro lugar está o próprio americano que vai o ano todo em busca  das ofertas.
 Pelo que ouvimos lá, o brasileiro é o terceiro colocado no ranking das compras em segundo está a China.

Conversamos com alguns brasileiros que faziam compras, dentre eles o senhor José e dona Ana Lucia, casal de Caxias do Sul que visitava o local pela primeira vez. “Nossos filhos já vieram aqui em outras ocasiões, estamos gostando dos preços”. Comentaram.

Em outro ponto encontramos os irmãos Renato que mora em Alphaville  e Marcelo que reside em Santos , eles estavam com diversas compras. “uma ótima experiência, estamos hospedados em Manhattan, adoramos, é sensacional. Muito bom encontrar todas as lojas no mesmo lugar.

Nas sacolas dos irmãos estavam perfumes, roupas, tênis e outros acessórios.

Comentamos que no Brasil seria inaugurado o Outlet Catarina e os irmãos garantiram a presença por aqui também.  “É muito bom saber que também teremos acesso a tudo isso no Brasil, uma notícia sensacional, iremos prestigiar”. Disseram.

 

Durante nossa viagem conversamos também com Susan Hawvermale, diretora de Turismo do Município de Orange, cidade onde está localizado o outlet.

“Desde que o Woodbury Commom chegou a Central Valley, vem ocorrendo um aumento enorme do valor recolhido pelo município com as taxas sobre vendas.

O empreendimento também trouxe muito crescimento para seu entorno. Houve, por exemplo, a instalação de vários outros novos estabelecimentos de varejo próximos ao local. Não apenas lojas de outlet, mas também de decoração e outras” . disse aos jornalistas.

A diretora de turismo  nos contou que houve também um grande aumento residencial. “Essas pessoas que fixaram residência na área para se deslocarem diariamente para a cidade de Nova York (NYC) identificaram o local com um ponto de locomoção muito fácil para Manhattan. Dessa forma, houve um enorme aumento de residências na área próxima ao outlet”. Explicou.

Segundo a diretora, a instalação do outlet fortaleceu muito a economia da cidade de Orange e do distrito de Woodbury onde está instaldo. “A importância econômica do Woodbury Outlet é realmente preeminente simplesmente porque contribui tanto o recolhimento de taxas pelo nosso município, bem como atrai visitantes que passam a noite e até mesmo a semana inteira em hotéis da região, apoiando assim, também a geração de receita proveniente de taxas por utilização da rede hoteleira da região” finalizou.

 

No outlet conversamos com Christine Greak, diretora de Marketing e desenvolvimento de negócios do Woodbury Commom Premium Outlet, ela nos falou informalmente que o Woodbury é o outlet mais movimentado do mundo inteiro.

 

 

Alguns dados  do município de Orange

O total de arrecadação de impostos no município de Orange saltou de aproximadamente US$ 37 milhões em 1995, quando foi inaugurado o Woodbury Commom Premium Outlets, para mais de US$ 112 milhões, no último ano, representando um crescimento surpreendente de cercar de 203%. O pico de arrecadação do período foi no ano de 2007, que fechou com um total de US$ 121 milhões. O distrito de Woodbury sozinho, dados de 2013, nos últimos quatro anos – isto, é desde 2009 – também aumentou a arrecadação de  taxas em cerca de 32%, saltando de US$ 2.708.845 para US$ 3.570.812. As taxas referentes apenas a vendas em Woodbury, em 2012, totalizaram mais de US$ 1,5 milhão. De acordo com Megan Tennermann, da equipe do Departamento de Planejamento do município de Orange, ao longo dos últimos 10 anos, a população de Woodbury aumentou mais de 20%, crescimento superior, inclusive, a totalidade do município de Orange – do qual faz parte – que cresceu 10%.

Você sabe qual a diferença ente Outlet e Shopping?

Outlet é a denominação para um mercado de vendas a varejo, no qual os produtores e industrias vendem seus produtos diretamente ao público, e geralmente com um preço inferior ao que é oferecido nas lojas.. As lojas são abertas como num shopping, mas geralmente localizam-se nas saídas de grandes cidades ou regiões metropolitanas, por isso o nome outlet, que em inglês significa saída, passagem, escoadouro e mercado.

Pelo fato de promover vendas a varejo, existe a redução dos custos de propaganda, manutenção, o que possibilita vender marcas comerciais famosas, grifes de luxo, a preços mais acessíveis do que geralmente são encontrados.

Outlets são mais conhecidos na Europa e nos Estados Unidos, mas aos poucos têm começado a se expandir no Brasil. 

Shopping você já conhece, é um espaço com lojas famosas, grifes, praça de alimentação, cinemas e outras atrações. Uma  diferença   que deixa o consumidor muito atento é o bolso.  No shopping os preços geralmente são maiores, afinal  existem investimentos de publicidade e outros que podem elevar muito o valor dos produtos.

E quando o assunto é economia, o público vai mesmo pesquisar para não quebrar o orçamento.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.