01/08/2014 às 14h14min - Atualizada em 01/08/2014 às 14h14min

São Roque celebra primeira semana de combate as drogas

Ação foi marcada por palestras e interação com a população

Da Redação: Rafael Barbosa - Da Foto: Rafael Barbosa
Da Redação: Rafael Barbosa - Da Foto: Rafael Barbosa

Teve início nesta terça feira, dia 28, a primeira Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de Drogas e Álcool. A cerimônia formal de abertura da ação aconteceu na noite do dia 29 na Câmara Municipal de São roque, contando com a presença de diversas autoridades como médicos,  funcionários do Bem Estar Social, policiais militares e membros do legislativo, como vereadores o Prefeito Daniel. “É uma grata satisfação para mim a realização desta semana de combate as drogas. Um projeto que nasceu da necessidade que São Roque tem de projetos e trabalho voltados para a concientização, prevenção e o combate as drogas”, afirma o vereador Kalunga, autor da Lei nº 4.088, que estipulou a ação no município.

A presença das autoridades e o contato com o publico se mostra uma grande arma para o combate as drogas, pois segundo o Delegado de Itapeva, Reinaldo Braga, a maior dificuldade das autoridades em lidar com o assunto está justamente na falta de organização e contato entre os diversos setores da sociedade. “Uma andorinha não faz verão, mas se nos unirmos poderemos combater este mal”, afirma.

Durante a cerimônia que abrir o cronograma oficial da semana, foram realizadas palestras de autoridades, como o Delegado aposentado e atual palestrante do Denarc, Dr Reinaldo Correia, que discursou sobre a necessidade da família na luta contra as drogas, sobre as novas formas de atuação do tráfico de drogas e sobre a luta do viciado em drogas legais e ilegais. “Dependência alcoólica e de drogas não tem cura e necessitam de tratamento pelo resto da vida. Se a pessoa quer se livrar desta dependência ela depende dela mesma e da sua força de vontade, isso depois de passar por um tratamento”, afirmou durante sua apresentação.

Segundo o Dr José de Lima Oliveira Jr. iniciativas como está são importantes por levar informações para a população de maneira direta, o que ajuda muito na prevenção. “É importante transmitir estas informações acadêmicas, que muitas vezes são publicadas em revistas especializadas que não chegam ao público, o que é um beneficio significativo para toda a sociedade”, afirma ao comentar sobre a verdadeira epidemia de dependência química que tem ocorrido por todo o Brasil.

Opinião que foi confirmada pelo Delegado de Itapeva, Reinaldo Braga, que afirmou que a maior dificuldade das autoridades em lidar com o assunto está justamente na falta de organização e contato entre os diversos setores da sociedade. “Uma andorinha não faz verão, mas se nos unirmos poderemos combater este mal”, afirma.

Após a abertura, a semana seguiu com diversos eventos dedicados a conscientização da população, que pode ter um contato mais direto sobre o assunto das drogas durante o evento realizado no dia 30 de julho, na Praça da Matriz. “Nós temos sentido uma necessidade muito grande de conhecimento da geração que esta chegando. Nos apoiamos no fato de que nossos pais já nos diziam que drogas eram ruins só que existem milhares de pessoas que estão nacendo sem este suporte”, afirma Leandro Bastos, um dos coordenadores da ação.

A ação se encerrou no dia 31 de julho, com uma série de palestras ocorridas na Câmara Municipal e que contaram com a participação de ex-usuário, que contaram suas experiências de vida e superação para os presentes, além apresentações sobre o tema Saúde no Trabalho.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.