23/12/2016 às 16h15min - Atualizada em 23/12/2016 às 16h15min

Desastres naturais atingem São Roque em 2016

Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Arquivos JE
Da Redação: Rafael Barbosa - Fotos: Arquivos JE

São Roque foi vítima de uma série de desastres ambientais que prejudicaram de forma significativa a cidade e seus habitantes em 2016. O primeiro deles ocorreu com os alagamentos ocasionados pelas chuvas na noite do dia 10 e a madrugada do dia 11 de março onde em pouco mais de quatro horas foi atingida a cota de chuvas previstas para todo o mês.

Com as chuvas, cerca de seis barragens localizadas nas regiões periféricas da cidade se romperam, o que agravou ainda mais os alagamentos e resultou em um estado de destruição sem precedentes na história da cidade. Pontos de alagamento ocorreram em toda a cidade e os bairros Junqueira, Guaçu, Jardim Renê estavam entre aos mais afetados. A força das águas alagou e destruiu casas, fazendo com que famílias perdessem tudo no desastre ambiental, além de destruir pontos importantes de São Roque, como parte da Avenida Ant6n5n6 D5as Bastas a Marginal, e a ponte do bairro Guaçu.

A situação obrigou a cidade a declarar Situação de Emergência, que foi homologada pelo Estado e Federação seis meses depois. Com a homologação alguns munícipes puderam retirar parte do seu FGTS para ajudar na reconstrução dos estragos causados pelas chuvas, porém nenhuma verba do Estado ou da Federação foi enviada a cidade para ajudar na reconstrução do município.

Vendaval em junho

Quando São Roque começava a se recuperar dos alagamentos um novo desastre provocado por causas naturais se abateu por toda a região com o ciclone ocorrido na tarde do dia 06 de junho.O evento meteorológico atingiu cerca de 10 km do território do município, gerando ventos fortíssimos que arrancaram arvores e postes, destelhando casas e destruindo tudo por onde passava, causando novos danos a população do município.

Os bairros de Canguera, Vila Lino, Vila Maciel, Caetê, Sorocamirim e Jardim Nova Canguera foram os mais afetados desta vez  e embora o fenômeno tenha durado menos de um minuto os relatos das pessoas que testemunharam a força dos ventos é impressionante.“Foi tão violento que simplesmente levou tudo e não existe o que recuperar. Teremos que começar do zero. É tanta destruição que fica difícil saber até por onde começar”, afirmou o empresário Zaga Godinho na época. O empreendedor teve sua vinícola destruída , assim como outros empreendimentos em São roque, além de afetar toda a rede elétrica da região de Sorocaba.

Ao todo 75 famílias tiveram que procurar abrigo na casa de parentes, e 25 famílias foram abrigadas em escolas e instituições do município. Apesar do nível surpreendente de destruição, somente 10 pessoas ficaram feridas com o ocorrido e apenas um homem de 58 anos morreu no ocorrido, ao ser atingido por um muro que caiu durante o temporal. A cidade de Mairinque também sofreu com o vendaval e houve muita destruição em diversos bairros.

Novos alagamentos

Nem mesmo o fim do ano poupou a cidade quando uma nova onda de alagamentos atingiu São Roque com as chuvas ocorridas entre os dias 11e 12 de dezembro. Apesar das chuvas não terem atingido o nível critico ocorrido em março a situação não foi menos dramática, já que diversos bairros ficaram alagados e famílias perderam novamente todos os seus pertences para a água e o barro que invadiu suas casa.

Os bairros Taboão, Gabriel Piza, Guaçu, São João Velho, São João Novo, Goianã novamente foram os mais afetados e em determinados lugares os rios se transformaram em verdadeiras correntes que levaram tudo pelo caminho, rendendo momentos de desespero aos moradores. “Estávamos dormindo, quando por volta da uma hora da madrugada escutamos o vizinho gritando que o rio tinha transbordado e, a partir daí, não demorou e a água já invadiu a casa”, afirmou Nilton Rabelo, morador da Avenida Euclides de Arruda, que fica ao lado do rio que corta a Avenida Bernardino de Lucca, na região do Guaçu.

Além de causar novos estragos, a situação agravou o estado já precário da marginal, provocando novas rachaduras em um ponto da avenida e danificando ainda mais o final do trecho.

Assim como o ocorrido em todos os outros desastres ambientais, Equipes da Defesa Civil, Bem-Estar Social, Fundo Social de Solidariedade e Departamento de Obras e Corpo de Bombeiros percorreram todo o município para amparar os munícipes e ao todo 150 pessoas foram atendidas pelas autoridades militares e municipais. Sendo que 13 pessoas pertencentes à mesma família foram deslocadas ao ginásio de esportes devido aos danos sofridos em suas residências.

Após tantos incidentes desastrosos, a cidade novamente começa a se recuperar, porém o receio de que novas chuvas cheguem ao município e causem mais destruição ainda persistem, deixando São Roque em um grande estado de alerta e tensão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.