05/12/2016 às 13h47min - Atualizada em 05/12/2016 às 13h47min

6 alimentos que o seu gato não pode comer

Da Redação
Da Redação

Uma das maneiras de aumentar a longevidade e a qualidade de vida do seu gato é mantê-lo bem alimentado. Por isso, é importante encontrar uma ração adequada que seja fonte de nutrientes para o seu bichano.

Os gatos são bastante seletivos quanto à alimentação, portanto, agradar o paladar desses bichinhos nem sempre é uma tarefa fácil. Assim, muitos donos gostam de dar algumas porções de outros tipos de alimentos para agradá-los, mas tenha muito cuidado, porque a alimentação inadequada pode causar complicações e intoxicação alimentar nos bichinhos.

            Para te ajudar a cuidar melhor do seu gato, veja a lista que separamos com itens que seu felino não pode comer!

 

1. Ração de cachorro

Quem tem gato e cachorro em casa, sabe que os bichos podem se interessar um pela ração do outro, mas isso com certeza causará deficiências nutricionais, já que ambos precisam de nutrientes diferentes. Os gatos, por exemplo, precisam de muito mais proteína e não tem a mesma capacidade digestiva dos cachorros.

 

2. Cafeína

Alimentos que contém cafeína não fazem nada bem aos gatos. Assim como acontece com os seres humanos, o café tende a estimular o sistema nervoso, mas no caso dos bichanos, pode causar uma intoxicação, deixando-os desidratados, agitados, com a respiração acelerada, sentindo tremores, além de convulsões e palpitações.

Mantenha seu gato longe de chocolates, pois além de conter cafeína – o que é muito perigoso para eles –, também possuem teobromina, que pode causar intoxicação e até mesmo a morte dos felinos.

 

3. Alimentos ricos em cálcio

Os gatos consomem pouca água e, por conta disso, podem ter problemas urinários. Devem ser evitados alimentos com sais minerais, como o cálcio, além de alimentos com ossos e leite. O leite é indicado apenas para os filhotes com até 45 dias de vida, mas deve ser próprio para gatos.

 

4. Alho e Cebola

            Alimentos temperados com alho e cebola devem ficar longe dos gatos por serem altamente tóxicos. Eles possuem sulfóxidos e dissulfetos que destroem os glóbulos vermelhos dos bichanos e podem causar anemia.

 

5. Frutas cítricas

            Frutas cítricas, como laranja e limão, não são boas opções para os gatos devido à acidez. A uva, entretanto, é a fruta mais perigosa para os gatos, pois se for ingerida em grandes quantidades, pode causar lesões renais no animal e dificultar a digestão.

 

6. Fontes de carboidratos

            Alimentos como pães e massas, que são ricos em carboidratos e servem como fonte de energia para os seres humanos, não são indicados para os gatos, pois eles não necessitam desse tipo de energia, já que a principal fonte energética para os gatos é a proteína.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.