25/11/2016 às 09h43min - Atualizada em 25/11/2016 às 09h43min

Doar sangue é compartilhar vida

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução / Internet

Neste dia 25 de novembro celebramos o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi oficializada em 30 de junho de 1964, devido à data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue e desde então, a data se tornou não apenas um dia de celebração a estas pessoas anônimas que salvam vidas pelo simples ato de doar sangue, mas também como uma data para se promover esta ação tão bonita.

Uma prática que é cada vez mais necessária, já que o Brasil tem uma grande carência de doadores e, consequentemente, de reservas de sangue. Segundo estudo divulgado pela BBC Brasil, em 2015, e baseados em um estudo da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde),  apesar de coletarmos o maior volume em termos absolutos, somos o país que menos doa sangue da America Latina.

O estudo também revelou que apenas seis em cada dez doadores (59,52%) são voluntários, ou seja, doam espontaneamente e com frequência sem se importar com quem vai receber o sangue. A transfusão voluntária é a mais indicada pois garante um maior controle sobre a procedência e qualidade do sangue. O restante dos doadores (40,48%) é formado por pessoas que doam por razões pessoais, como quando um amigo ou parente precisa do sangue coletado e são os chamados doadores de reposição. 

Não é preciso muita pesquisa para se saber como estes dados trazem problemas para os bancos de sangue em todo o Brasil. Segundo dados do Hemocentro de São Paulo Pró-sangue, divulgados em na terça-feira (21), apenas os estoques de sangue A+, B+ e AB+ contam com um estoque estável, enquanto que todos os outros tipos sanguíneos contam com suas reservas em estado crítico. Confira um vídeo do Drauzio Varella sobre o assunto.

Como doar sangue

Para doar sangue a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos, sendo que os menores de 18 anos devem apresentar um formulário de autorização assinado pelo responsável. O doador também deve ter um peso mínimo de 50 kg, estar descansado e alimentado e apresentar um documento original com foto recente.

O hemocentro mais próximo da nossa região se localiza em Sorocaba, na Avenida Comendador Pereira Inácio 564, no Bairro Lajeado, próximo a rodoviária da cidade. As Doações podem ser feitas de segunda à sábado, das 7h30 às 12h30. Mais informações pelo telefone (15) 3332-9466. Quem necessitar de mais informações também pode procurar a Associação Beneficente de Coleta de Sangue (COLSAN) de São Roque, através do telefone 4719-9391.

Antes de doar, a pessoa passa por alguns procedimentos simples, como exames de sangue e o preenchimento de um pequeno formulário com informações confidenciais. A coleta de sangue é um processo totalmente seguro, sendo utilizada uma agulha estéril, de uso único e descartável, para coletar cerca de 450ml de sangue e amostras para a realização de exames obrigatórios por lei. Após a doação, o paciente recebe uma lanche que deve ser coletado na cantina do posto de coleta. Um procedimento simples, mas que pode salvar inúmeras vidas.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.