17/11/2016 às 10h21min - Atualizada em 17/11/2016 às 10h21min

Ex-governador Sérgio Cabral é preso em nova fase da Operação Lava Jato

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Valter Campanato
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Valter Campanato

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, foi preso na manhã desta quinta-feira (17) em sua residência, no Leblon, na zona sul do Rio, durante a nova fase da Operação Lava Jato. Cabral é acusado de receber milhões em propina para fechar contratos públicos, em um grande sistema de cartelização de obras executadas com recursos federais mediante o pagamento de propinas a agentes públicos, rendendo um prejuízo estimado em mais de $ 220 milhões. O ex-governador foi alvo de dois mandados de prisão preventiva, um expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro, e outro pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba, sendo levado por agentes para a Superintendência da PF, na Praça Mauá, zona portuária da cidade.

A nova fase da Lava Jato é denominada Operação Calicute e foi deflagrada na manhã desta quinta-feira com o objetivo de investigar o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo governo do estado do Rio de Janeiro, em uma ação conjunta entre a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e a Receita Federal do Brasil.

Ao todo, 230 agentes cumpriram 38 mandados de busca e apreensão, oito mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisões temporárias e 14 mandados de condução coercitiva expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Também foram expedidos 14 mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária, todos despachados pela 13ª Vara Federal de Curitiba.

Também foram presos preventivamente Wilson Carlos Cordeiro da Silva Carvalho (ex-secretário de governo do RJ), Hudson Braga (ex-secretário de obras), Carlos Emanuel de Carvalho Miranda (sócio de Cabral na empresa SCF Comunicação), Luiz Carlos Bezerra, Wagner Garcia, José Orlando Rabelo e Luiz Paulo Reis (sócio de Hudson Braga e apontado como operador financeiro do esquema).

A nova fase da Lava Jato é o resultado de uma investigação que vem sendo realizada na força-tarefa da operação, localizada no Rio de Janeiro, juntamente com a força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná. O nome da operação é uma referência às tormentas enfrentadas pelo navegador Pedro Álvares Cabral a caminho das Índias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.