08/11/2016 às 21h42min - Atualizada em 08/11/2016 às 21h42min

Descubra como identificar um botijão de gás falsificado

Com preço abaixo do mercado, eles trazem risco de explosões ou incêndios.

Da Redação Foto:reprodução pixabay.com
Da Redação Foto:reprodução pixabay.com

O gás liquefeito de petróleo, ou gás GLP, é o combustível mais utilizado nos fogões das residências brasileiras. Equipamentos industriais e alguns sistemas de aquecimento também são movidos pela mesma fonte. Gerado a partir do processo de extração do petróleo, o gás é pressurizado até alcançar o estado líquido e armazenado em vasilhames de diversos tamanhos, os famosos botijões de gás.

 

Embora os revendedores de gás GLP tenham que obedecer a restritas normas de segurança para comercialização do produto, não é difícil encontrar botijões falsificados. Com preço abaixo do mercado, eles trazem risco de explosões ou incêndios. Quais cuidados são necessários ao comprar seu gás de cozinha?

 

Confira o peso do vasilhame

 

O botijão de cozinha tradicional pesa 13 quilos, porém revendas clandestinas costumam pegar botijões cheios e esvaziar parte de seu conteúdo. Em seguida, preenchem este vazio com água ou líquidos inflamáveis, alterando a qualidade do produto. O peso dos vasilhames acaba afetado, pois o manuseio deles é feito inadequadamente.

 

Fique atento ao peso na hora de comprar o seu gás. As revendedoras autorizadas têm balanças certificadas pelo Inmetro para atestar o peso correto do botijão e também tem um melhor controle de qualidade do seu produto.

 

Aspecto físico do botijão

 

Os botijões feitos a partir de uma liga metálica, por vezes aço-carbono, oferecem mais resistência e durabilidade. Portanto, vasilhames com amassados, pinturas mal acabadas, ferrugens ou fissuras possivelmente contêm vazamentos.

 

Vasilhames adulterados podem receber uma camada de tinta para manter a aparência nova enquanto o seu interior já está comprometido. Então observe o aspecto das pequenas peças (veja se roscas ou válvulas estão danificadas).

 

Identificação do produto

 

Os botijões devem conter informações de contato da distribuidora. Com lacre, etiqueta de identificação e inscrição em alto relevo.

 

Revendedores autorizados pela ANP (Agência Nacional do Petróleo) são preparados para atender com qualidade e ajudar a solucionar dúvidas ou problemas – fachadas de comércios legalizados têm de expor placa com razão social, CNPJ, número de autorização da ANP e capacidade de armazenamento de seus botijões.

 

Também é importante seguir as instruções do fornecedor de gás GLP e dos equipamentos movidos a gás. Em caso de vazamentos, abra portas e janelas, não acenda faíscas, mantenha todos afastados do local de ocorrência e acione imediatamente o Corpo de Bombeiros.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.