Pelo segundo ano consecutivo, a Pink Run Solidária animará o Parque das Águas no dia 30 de outubro. Com o intuito de estimular a prática de exercícios físicos, salientar a importância de cuidar da saúde e a prevenção do câncer de mama, o evento doa toda verba para a Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.
A corrida foi idealizada pela fotógrafa Claudia Silva, que conta que teve a idéia de criá-la depois de fazer uma exposição fotográfica com o tema: Prevenção do Câncer de Mama. "Após 5 anos expondo sobre o tema, surgiu o desejo de realizar uma corrida, visto que eu já corria há 2 anos e estava muito ligada à causa", conta. A fotógrafa afirma que no início ouviu muitas opiniões negativas, mas que mesmo assim seguiu em frente 'hoje a corrida é um sucesso, apesar de estar crescendo aos poucos, cada dia mais se ouve falar da Pink Run Solidária, o que me deixa feliz por ter feito um evento desta proporção, que une esporte e solidariedade, e assim, conseguimos levar conscientização para a população sobre fazer exercícios e cuidar da saúde'. Atualmente a corrida também conta com Luciana Silva e Glaucia Rocha como organizadoras. Esse trio anima a cidade durante o ano todo com treinos gratuitos para corrida. Neste ano aconteceram 3 treinos, o primeiro em 27 de março, o segundo em 03 de julho e o terceiro no dia 10 de setembro. Para Luciana Silva, uma das organizadoras do evento, quando se trata de comunicar um tema sério, como o câncer de mama, a responsabilidade deve ser dobrada. A organizadora tem uma empresa de comunicação que atua no marketing de campanhas de câncer de mama, na organização e entretenimento de eventos relacionados ao tema há alguns anos e desde 2014, também atua em eventos esportivos. 'A Pink Run Solidária veio em 2015 como um grande desafio de unir esses dois trabalhos maravilhosos, mas o desafio maior era o tempo. Tínhamos apenas dois meses para planejar, organizar e fazer as campanhas', afirma. Luciana conta que buscou referências fora do país, para trazer um projeto diferenciado e descontraído, que chamasse a atenção do público 'Colocamos balões, dança e muita alegria, mas sem perder o foco principal, que é a prevenção do câncer de mama', comenta. As organizadoras criaram então, uma marca totalmente diferente do que vinha sendo trabalhado 'Foi um trabalho em grupo, nós gostamos de encantar e por isso, toda equipe realmente se engajava para o sucesso do evento', completa Luciana. Toda renda da corrida é revertida para a Liga Sorocaba de Combate ao Câncer. Márcia Rodrigues, presidente da Liga, afirma que a corrida ajudou muito financeiramente e confessa que o melhor benefício da corrida é a divulgação da prevenção do câncer de mama 'A corrida divulga o cuidado com a doença, a prevenção e o outubro rosa de uma forma divertida e saudável, a forma como o evento transmite a mensagem para as pessoas é muito importante para nós', completa. Para quem correu a 1º Pink Run Solidária, o sentimento é de gratidão e alegria. Alice Francisco, também médica mastologista, teve câncer em 2007 e 2010 e desde então, não parou de praticar atividade física 'Apesar de não estar 100% comprovado, sabemos que hábitos de vida saudáveis ajudam na prevenção de doenças, logo, tornam as pessoas mais saudáveis, com mais energia e mais bem-estar', conta. A Dra. ressalta ainda que, existem diversas pesquisas recentes em andamento que relacionaram as questões do estilo de vida com o câncer de mama, inclusive a atividade física. A redução do risco de câncer em mulheres que praticam alguma atividade física possivelmente se relacione ao melhor controle hormonal que a atividade proporciona nas praticantes, e no melhor controle do peso, já que a obesidade é um fator de risco para o câncer de mama, por exemplo. Também melhora o estado de humor, fortalece os ossos, melhora a performance cardiovascular, o que ajuda na sensação de bem-estar para a mulher, o que do ponto de vista psicológico é de suma importância. Esse ano, a corrida conta com o patrocínio de 18 marcas, 6 apoiadores e 7 atrações que estarão presentes no dia 30 deste mês, para animar ainda mais a cidade de Sorocaba. Para fortalecer o evento e aproximar o público, foi criada a hashtag #somospinkdobem 'Acreditamos que assim, estamos engajando ainda mais as pessoas, para que elas sempre lembrem qual o principal objetivo da corrida: a prevenção do câncer de mama', finaliza Luciana Silva, organizadora.