14/10/2016 às 11h08min - Atualizada em 14/10/2016 às 11h08min

Horário de verão começa no dia 16 de outubro

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Reprodução/Internet

O horário de Verão entra em vigor a partir da 00 horas deste domingo (16) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os primeiros minutos do início do primeiro dia da semana, os relógios devem ser adiantados em uma hora, ação que deve seguir até o dia 19 de fevereiro de 2017.

A medida teve início em 1931, com o objetivo de diminuir o gasto de energia, reduzindo o consumo nos horários de pico (entre as 18h e as 21h) com o maior aproveitamento da luminosidade natural, já ao se adiantar o relógio, o anoitecer começa por volta das 19h. “Com os dias mais longos, é possível reduzir o consumo de energia elétrica e diminuir a demanda no horário de pico do consumo, das 18 às 21 horas, reduzindo os custos da operação do sistema elétrico para todos os consumidores (menos térmicas são ligadas) e economia na conta de luz”, afirmou a CPFL Piratininga em nota enviada a nossa redação.

A empresa afirma que ao se deslocar o horário oficial em uma hora, dilui-se por um período maior o momento de entrada em funcionamento desses equipamentos. No período do horário de verão, as cargas das residências e de iluminação pública passam a subir após as 19h, quando o consumo industrial começa a cair. Dessa forma, o ganho, além da economia, está em afastar os riscos de sobrecarga no momento que o sistema atinge o seu pico de carga coincidente.

O horário de verão é atualmente adotado no Distrito Federal e pelos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

(fonte: Portal G1)

Entretanto a medida não é exclusiva do Brasil e segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), adotam o horário de verão países membros da União Européia; a Rússia; países do Oriente Médio, como Irã, Iraque, Síria, Líbano, Israel, Palestina; parte da Oceania, como a Austrália, em parte do seu território, e a Nova Zelândia; a América do Norte, no Canadá, Estados Unidos e México; alguns da América Central, como Cuba, Honduras, Guatemala, Haiti e Bahamas; e da América do Sul, como Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile. Na África, existe horário de verão no Egito, Namíbia e Marrocos. Em todos estes países a ação é realizada também com o objetivo de reduzir o consumo de energia, entretanto assim como no Brasil, algumas áreas dentro destes países não adotam a medida.

Segundo diversas autoridades e organizações, a eficácia do Horário de Verão é substancial. Em 2015, a ação possibilitou uma economia de R$ 162 milhões, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Segundo a CPFL Piratininga, as estimativas são de uma economia de aproximadamente 0,48% no consumo de energia nos 27 municípios que compõem a área de concessão da empresapara os anos 2016/2017. A porcentagem pode parecer pequena, mas quando colocada dentro da escala de abrangência da empresa notasse que o a economia é gigantesca, pois em volume, a economia prevista é de 25.736 MWh, suficiente para atender a demanda de uma cidade do porte de Sorocaba por 4 dias.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.