27/09/2016 às 16h59min - Atualizada em 27/09/2016 às 16h59min

Dicas para economizar no combustível

Da Redação Foto: Divulgação
Da Redação Foto: Divulgação

Todo motorista procura soluções para gastar o mínimo possível com o carro. Não existe mágica e nem é questão de sorte quando se trata do combustível. Os consumidores se preocupam cada vez mais com os gastos e antes de fechar uma compra analisam todas as despesas possíveis, por isso que muitas montadoras investem cada vez mais em tecnologias para desenvolver veículos mais econômicos.  A Citröen, por exemplo, apresentou o novo C3 e deu destaque para o motor que foi classificado como “AAA” no programa de etiquetagem nacional do Inmetro.

 

O consumidor também é responsável pela economia do veículo, pois com algumas atitudes é possível economizar combustível e obter o melhor desempenho do veículo. Veja abaixo algumas dicas para ajudar no dia a dia.

 

Pneus

 

Os pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo de combustível, por isso é tão importante que estejam calibrados e em bom estado, além da questão da segurança. Procure calibrá-los pelo menos a cada 15 dias seguindo sempre as orientações do fabricante e não esqueça de que pode variar se o veículo costuma levar peso ou não.

 

Troca de marchas

 

A troca de marchas deve ser feita corretamente no tempo motor. Uma velocidade alta com uma marcha inferior ou baixa velocidade com uma marcha superior pode fazer com que o carro exija mais do motor e consequentemente mais combustível, então procure fazer as trocas de forma correta.

 

Aquecimento prévio do motor

 

Muitas pessoas tem o costume de esquentar o motor antes de sair de casa, o que gera um gasto desnecessário de combustível. Os modelos com injeção possuem esse aquecimento de forma automática o que recomendável é que em carros zero quilômetros o veículo fique ligado durante a primeira partida por alguns minutos nos primeiros 1 mil quilômetros. Evite também o acelerações bruscas, pois compromete a força do motor e o combustível.

 

Na estrada

 

Evite deixar os vidros abertos em altas velocidades, pois isso interfere na aerodinâmica do carro. A maioria dos veículos possui ar condicionado o que também aumenta o consumo do combustível, a ideia não é passar calor, mas analisar quando será mais econômico manter os vidros abertos ou usar o ar condicionado.

 

Procure respeitar os limites de velocidade e muito cuidado com o seu excesso. Veículos acima de 100km/h consomem 20% a mais do que quando estão a 80km/h.

 

Manutenção

 

É importante ficar de olho na manutenção do veículo, pois pequenos problemas podem afetar o desempenho do carro e aumentar o consumo de combustível. Portanto, é importante sempre verificar os filtros, as velas, usar aditiva para manter a limpeza e preservar o motor, manter as rodas alinhadas e etc. Tudo que envolve a manutenção do veículo é importante para evitar dores de cabeça.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.