08/06/2016 às 00h00min - Atualizada em 08/06/2016 às 00h00min

Defesa Civil do Estado de São Paulo descarta novos vendavais na região

Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Carlos Mello
Da Redação: Rafael Barbosa - Foto: Carlos Mello

A Defesa Civil do Estado de São Paulo descartou a possibilidade de que em nos próximos dias ocorra outro vendaval como o que atingiu São Roque e região na última segunda-feira (06). O órgão afirma que embora a temperatura deva cair, “não existe possibilidade de ocorrer um evento similar  nos próximos dias, pois não há previsão de chuvas”.

Quando questionada sobre qual teria sido o fenômeno meteorológico que teria atingido a região, a Defesa Civil afirma que o evento pode ser classificado como uma “micro-explosão”, quando correntes de ar descem de nuvens carregadas em grande velocidade, atingindo picos de até 120 km/h.

Quando questionada sobre a possibilidade de um tornado ter atingido São Roque, o órgão responde que a característica básica do tornado é a formação de um “funil” de vento, que sobe do chão em direção as nuvens. “No caso de São Roque, até o momento não houve nenhuma imagem ou testemunha que tenha visto algum tipo de redemoinho”, afirma.

Entretanto alguns especialistas afirmam que a destruição causada em São Roque corresponde aos danos causados por tornados, como é o caso do meteorologista Michel Pantera do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), que concedeu recentemente uma entrevista a rádio Coluna FM e onde aborda o assunto.  Veja um vídeo explicativo sobre os dois eventos abaixo.

Agentes da Defesa Civil de São Paulo estiveram no município em ações juntamente com a Defesa Civil Municipal. Os agentes da cidade continuam a realizar trabalhos por todo o município e até o momento os registros do incidente do dia 06 apontam para 10 feridos e uma morte, além da queda de árvores em vários pontos da cidade, queda de torre de energia elétrica, interrupção no fornecimento de energia e danos em residências e imóveis comerciais. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.