03/06/2016 às 10h09min - Atualizada em 03/06/2016 às 10h09min

"Semana da Faxina" acontece de segunda-feira até sábado em Alumínio

Objetivo da Prefeitura é fazer um mutirão de limpeza em toda cidade, eliminando criadouros do mosquito transmissor da Zika, Dengue e Chikungunya tanto na área urbana quanto na rural

- Foto: Divulgação
- Foto: Divulgação

Para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a Zika, Chikungunia e Dengue, a Prefeitura de Alumínio realiza de 6 a 11 de junho - segunda-feira a sábado - a "Semana da Faxina". Envolvendo mais de sessenta pessoas, além de dez caminhões e duas retroescavadeiras, que facilitarão a coleta dos materiais, a ação acontecerá tanto na área urbana quanto rural do município. O trabalho será realizado conforme uma programação pré-estabelecida (ver quadro abaixo), de modo a atender todos os bairros com a coleta de todo tipo de material inservível que possa servir de criadouro do mosquito.

A população deve colaborar, verificando o dia em que o mutirão estará passando pelo seu bairro e levando os materiais que estiverem em seus quintais até a calçada de suas casas para que o serviço das equipes da "Semana da Faxina" seja agilizado. "Vamos fazer uma ação concentrada. No período de uma semana, vamos percorrer toda a cidade recolhendo esses materiais descartados irregularmente também em terrenos e áreas públicas e levando para um local adequado", destaca o prefeito José Tisêo. Ele também faz um apelo para que a população colabore e se conscientize a importância de não armazenar objetos que possam acumular água em seus quintais ou os descarte em locais impróprios, como terrenos baldios ou áreas públicas. "Somos todos responsáveis pela limpeza da nossa cidade e por evitar que o mosquito Aedes tenha locais onde possa procriar", lembra Tisêo.   

A "Semana da Faxina" é uma ação que envolve Departamentos de Saúde, por meio do setor de Zoonoses, e de Obras e Serviços Urbanos do município. As equipes estarão nas ruas das 8h às 17h. No dia em que a atividade estiver acontecendo em determinada região, um carro de som percorrerá as ruas dos bairros atendidos naquela data, lembrando os moradores. Equipes da Zoonoses distribuíram folhetos e pregaram cartazes informando da atividade, onde também consta a programação - dia a dia - da "Semana da Faxina". No dia em que o bairro estiver recebendo as equipes da Prefeitura, agentes da Zoonoses também abordarão os moradores e distribuirão folhetos de orientação sobre as formas de combate ao mosquito da Dengue.

De acordo com prefeito José Tisêo, as equipes estão preparadas para recolher móveis velhos, colchões, madeiras, entulhos e todo tipo de material inservível que esteja acumulado nos quintais das casas e, eventualmente, nos terrenos baldios. O pedido da organização da "Semana da Faxina" é no sentido de que as pessoas deixem esses materiais na calçada de suas casas, de preferência no dia anterior, para que ele possa ser recolhido mais rapidamente e descartado em local adequado.

Programação da "Semana da Faxina"

DIA

BAIRROS

06/06 - SEGUNDA-FEIRA

Alto do Itararé, Itararé, Vila Industrial, Vila Santa Luzia, Jd. Alvorado. V. Paulo Dias,

07/06 - TERÇA-FEIRA

Vila Brasilina, Vila Pedágio, Jd. Progresso e Novo Progresso

08/06 - QUARTA-FEIRA

Vila Paraíso, Vila Ré e Jd. Olidel

09/06 - QUINTA-FEIRA

Granja Modelo, Bairro do Briquituba, Bairro do Irema e Recanto dos Pássaros

10/06 - SEXTA-FEIRA

Santa Rita, Graúna, Sinundú, Figueiras, Oncinha e Vale Grande

11/06 - SÁBADO

Colibri e Genebra

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.