03/06/2016 às 09h52min - Atualizada em 03/06/2016 às 09h52min

Celebre o Dia Mundial do Meio Ambiente de forma consciente

Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Internet
Da Redação: Gabriele Pinho - Foto: Reprodução/Internet

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho, e foi criado com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Para celebrar esta data o Jornal da Economia reuniu algumas dicas para a preservação e descarte consciente, para que você leitor JE, possa junto de sua família, cuidar do Meio Ambiente.

Descarte consciente
Muitas pessoas não pensam duas vezes em jogar no lixo algo que parece não prestar. O problema está nas substancias tóxicas contidas no nosso lixo, que podem ser muito prejudicial à saúde e ao meio ambiente. Veja abaixo 5 itens muito utilizados e que devem ser descartados conscientemente:

- Óleo de motor e cozinha
Ambos os óleos podem entupir tubulações de esgoto e atrapalhar os processos de tratamento de água e esgoto das empresas de saneamento. Além disso, óleo de motor derramado no chão pode contaminar solo e águas subterrâneas. Assim, a maneira correta de se livrar do óleo é colocá-lo em um recipiente com tampa e levar para centros de reciclagem ou postos de gasolina e oficinas que realizam a coleta consciente.

- Eletrônicos
Atualmente o mundo está enfrentando sérios problemas com o lixo eletrônico, onde a quantidade de produção e descarte de aparelhos de TV, DVD, computadores, celulares, câmeras, impressoras, videogames e muito mais, crescem a cada dia. Alguns países produzem tanto e-lixo que precisam mandar para outros países para serem descartados. O correto é encontrar um centro destinado à coleta, ou doar para pessoas que precisam destes aparelhos.

- Tintas
Tintas à base de óleo, revestimentos, corantes, vernizes, removedores de tinta são extremamente perigosos, uma vez que contem produtos químicos prejudiciais aos humanos, animais e meio ambiente. Estes produtos nunca devem ser jogados no lixo ou em ralos. Já as latas que não foram utilizadas podem ser estocadas com cuidado, devolvidas ou doadas para escolas ou organizações.

- Pilhas e baterias
Estes produtos nunca devem ser jogados no lixo tradicional nem no reciclável. Elas contem materiais tóxicos e corridos, e devem ser destinados em locais com descartes específicos. A bateria de carro também faz parte deste grupo.

- Lâmpadas
As lâmpadas fluorescentes contem minúsculas partes de mercúrio (cerca de 5mg) que podem vazar caso ela se quebre. Por isso devem ser descartadas em lugares que recolham lixo tóxico.

Em São Roque, a ACIA (Associação Comercial) localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, n° 93, no Centro do município, tem um ponto de coleta para pilhas, baterias e lixos eletrônicos (exceto lâmpadas). O descarte pode ser realizado de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h, e aos sábados das 08h às 13h.

Outro empreendimento que realiza o descarte consciente é o Auto Posto Alaska, localizado no km 57 da Rodovia Raposo Tavares, em São Roque, recolhe todo os óleos e recipientes utilizados durante as trocas de óleo e os mesmo são direcionados para uma empresa especializada no descarte da mesma.

Eventos em São Roque
No próximo sábado, dia 04, será realizada uma Caminhada Ecológica ao Morro do Saboó. A concentração está marcada para as 08h, na Brasital. Os participantes que puderem colaborar com a doação de alimentos não perecíveis estarão ajudando o Lar Mãe da Providência.

Já no dia 09 de junho, a Prefeitura de São Roque irá realizar diversas palestras abertas ao público a partir das 09h, no Centro Cultural Brasital. Além das palestras, serão realizadas atividades como doação de mudas, animais, tenda do Centro de Zoonoses e muito mais.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jeonline.com.br/.